5 mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum

Embora o mercado de carros elétricos, sejam eles puros (BEVs), híbridos comuns (HEVs) ou plug-ins (PHEVs), venha crescendo mês a mês, dentro e fora do Brasil, alguns mitos que envolvem o segmento insistem em permanecer vivos no imaginário de muitas pessoas.

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O principal motivo de tantas dúvidas ainda existirem é por conta do desconhecimento em relação ao funcionamento desse tipo de veículo e o que efetivamente pode causar risco ao usuário. Isso, muitas vezes, leva um potencial cliente a desistir da compra de um carro ecologicamente melhor para o meio-ambiente.

Para colocar um ponto final nessas dúvidas, o CT Auto preparou uma pequena lista com 5 mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum, mas que muita gente ainda trata como verdade absoluta. Confira.


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5. Carro elétrico dá choque na chuva ou em enchente

Um dos maiores mitos sobre os carros elétricos diz respeito ao risco de a pessoa levar um choque caso entre em contato com ele na chuva ou, então, enquanto faz uma simples lavagem do veículo.

Carro elétrico pode carregar na chuva? Pode, sim senhores (Imagem: Andreas Rasmusen/Unsplash/CC)

Em ambos os casos, o risco de choque é ZERO, pois os componentes de alta voltagem são totalmente selados e inatingíveis. O mesmo ocorre no caso do carro elétrico se deparar com uma enchente. Todos contam com proteção IP67, que garante vedação até 1 metro de água, e IP68, que tem resistência a até 3 metros de imersão.

4. Manutenção do carro elétrico á mais cara

Outra inverdade que persiste em circular a respeito dos carros elétricos é referente à manutenção. Muita gente ainda evita comprar um modelo zero emissor de poluentes porque acha que a manutenção é mais cara do que a de um carro tradicional, a combustão. E a realidade é justamente o oposto.

Motor de um carro elétrico é bem mais “enxuto” que o de um carro a combustão e, portanto, mais barato de consertar (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O motor de um carro elétrico tem muito menos componentes que o de um veículo a combustão. Além disso, não demanda troca de óleo, não possui correias, velas ou polias. Ou seja: a manutenção é mais simples e, portanto, mais barata.

3. Bateria de carro elétrico “vicia”

Chegamos ao terceiro entre os cinco mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum com outro assunto que gera discussão até mesmo nas reuniões familiares: a bateria. Ao contrário do que muitos pensam, a bateria de um carro elétrico não “vicia”, como ocorria com celulares antigos.

Ao contrário do que muita gente pensa, a bateria de um carro elétrico não “vicia” (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Isso significa que você pode, sim, carregar as baterias de lítio sem essa preocupação. Segundo os especialistas, o que acontece é a degradação natural do componente, que pode gerar uma perda de até 30% dentro de 8 anos.

2. Carro elétrico corre mais risco de incêndio

Outro mito ligado à segurança dos carros elétricos é o que aborda o risco de incêndio. Muitas pessoas pensam que, pelo fato de um veículo desse segmento contar com mais componentes eletrônicos, ele está mais suscetível a pegar fogo. Isso, porém, não é verdade.

Estudos apontam que um carro a combustão tem 11 vezes mais chances de pegar fogo que um elétrico (Imagem: Jade Naidoo/Unsplash/CC)

Estudos recentes comprovaram que o risco de um carro elétrico pegar fogo é 11 vezes menor que o de um veículo a combustão, principalmente pelos reforços estruturais da bateria e pela proteção anti penetrante do pacote de baterias.

1. Carro elétrico polui mais “do poço à roda”

Chegamos ao fim da nossa lista com 5 mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum com o mais polêmico, mas que ainda é defendido por unhas e dentes pelos mais puristas, ou seja, os que não abrem mão de um bom ronco de motor.

ID.3, carro elétrico da Volkswagen, não polui mais que um Polo em sua fabricação (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Muitas pessoas ainda argumentam que, “do poço à roda”, ou seja, da fabricação até sua aposentadoria, o carro elétrico é mais poluente que um a combustão. Isso, porém, não passa de uma narrativa direcionada, já que estudos do Conselho Internacional de Transportes Limpos (ICCT) comprovaram, recentemente, que as emissões dos veículos elétricos registrados nos Estados Unidos e na Europa são de 66% a 69% mais baixas no ciclo e, na China, que tem como principal matriz energética o carvão, a emissão é de 37% a 45% menor.

Relembrando os 5 mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum

  1. Carro elétrico dá choque na chuva ou em enchente
  2. Manutenção do carro elétrico á mais cara
  3. Bateria de carro elétrico “vicia”
  4. Carro elétrico corre mais risco de incêndio
  5. Carro elétrico polui mais “do poço à roda”

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