Como usar o Bluesky: 5 vantagens para aproveitar na rede social

Assim como o X (ex-Twitter), o Bluesky é uma rede social de microblogging em que é possível criar conteúdos curtos de diversas formas. A plataforma ganhou popularidade no Brasil, principalmente, após o bloqueio da rede social de Elon Musk no país em 2024.  

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Apesar da similaridade com o X, a plataforma tem um sistema aberto e descentralizado que permite a comunicação entre várias redes sociais diferentes dentro de um mesmo espaço.  Assim, o serviço tem suas particularidades para que os usuários consigam aproveitá-la.

Como usar o Bluesky

Depois de criar uma conta, o uso do Bluesky é parecido com o X, Threads e demais redes sociais onde você pode adicionar pessoas e páginas à linha do tempo, além de escolher os assuntos que você tem interesse. Além disso, o Bluesky oferece outras vantagens, confira:


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1. Conteúdo personalizado

No Bluesky os usuários podem ter o controle sobre o conteúdo que consomem no feed a partir da escolha entre diferentes algoritmos de recomendação, assim como hashtags.

2. Totalmente gratuito

Em comparação com o X, o Bluesky opera de maneira totalmente gratuita, sem cobrar para usar todas as funções disponíveis. Além disso, até o momento, não há anúncios na plataforma.

 3. Domínios personalizados

O Bluesky permite usar uma identidade única a partir dos domínios personalizados que garantem que cada usuário possa ter uma identidade pessoal na plataforma. Isso acontece graças ao sistema aberto em que a rede social opera.

4. “Popular with Friends”

A rede social permite que o usuário acompanhe os assuntos mais comentados entre seus amigos através da timeline “Popular with Friends” que fica no menu geral do Bluesky.

5. Segurança com o “Profile Labeller”

O perfil @profile-labels.bossett.social permite que perfis impróprios sejam ocultados ou sinalizados para a rede social. Ele também identifica novos perfis criados, assim como perfis que mudaram de @ ou que não possuem foto. 

Como o Bluesky surgiu

Em 2019, o Bluesky foi fundado por Jay Graber, especialista em redes sociais descentralizadas. A rede social surgiu com um incentivo do antigo Twitter com a ideia de investir em um sistema aberto que para construir uma rede menos centralizada. 

Depois que a compra do Twitter por Elon Musk foi anunciada, o projeto do Bluesky foi desligado da empresa que hoje se chama X e se tornou independente. Em 2022, a plataforma teve a sua lista de espera aberta para os interessados e, hoje, a rede social soma mais de 19 milhões de perfis.

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