Arqueólogos descobrem tumbas únicas do período Ptolemaico no Egito

Uma expedição arqueológica descobriu várias tumbas do período Ptolemaico na área arqueológica de Bahnasah, em Minya, no Egito. Os achados incluem inscrições vívidas, textos rituais, múmias, restos esqueléticos, tumbas e uma coleção de artefatos de ouro.

Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, descreveu a descoberta como sem precedentes. Entre os achados, destacam-se 13 línguas e pregos de ouro pertencentes às múmias.

Hassan Ibrahim Amer, diretor da escavação e membro da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, enfatizou a importância do escaravelho cardíaco encontrado em seu lugar dentro da múmia. Também foram descobertos 29 amuletos com o símbolo Djed, escaravelhos representando deidades como Hórus, Thoth e Ísis, além de amuletos que combinam atributos desses deuses.

Os tetos de uma das câmaras estavam decorados com uma cena celestial da deusa Nut cercada por estrelas e navios sagrados com os deuses Khepri, Rá e Atum. A informação foi divulgada pelo Daily News Egypt, parceiro do TV BRICS.

A descoberta oferece novos insights sobre as práticas religiosas e culturais do período Ptolemaico, enriquecendo ainda mais a compreensão da história do antigo Egito.

Confira mais notícias na TV BRICS, parceira do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.