Lanterna Verde vive fase zoada com Lanterna da Miséria e outros desgostos

Em meados dos anos 2000, o escritor Geoff Johns introduziu o conceito de faixas do Espectro Emocional sendo usadas para canalizar a energia dos sentimentos de todos vivos do Universo DC na forma de combustível para as diferentes Tropas de Lanternas. A ideia foi sensacional porque explicou bem e de forma coerente a necessidade que os Lanternas Verdes têm de sobrepujar o medo com força de vontade.

Na fase mais recente, as tramas mostraram que o vilão Thaaros vandalizou o Espectro Emocional, deixando-o tão zoado que os fluxos mais intensos foram destruídos, assim como suas Baterias Centrais e Tropas de Lanternas. Agora, com a fonte “quebrada”, qualquer tipo de sentimento mais intenso e particular pode extrair e gerar sua própria “Tropa pessoal”, inclusive da Tropa da Miséria, Tropa do Desgosto, e por aí vai.

Atenção para spoilers à frente para Lanterna Verde #18!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em Green Lantern #18, lançado recentemente, os Lanternas Verdes estão espalhados, tentando lutar contra o Lorde Premier Thaaros, que está canalizando o poder do deus ancião Olgrun e o divino Star Shroud. Felizmente, a Tropa consegue se reagrupar e trabalhar juntos com suas especialidades, e, finalmente, derrotam os dois inimigos.

Hal Jordan reflete sobre a luta e revela que Thaaros causou grandes danos ao Espectro Emocional, que ficou com seus canais de fluxo todos bagunçados. Antes, suas faixas ficavam estáveis por faixas de energia mais intensas de acordo com os usuários dessas energia e suas Baterias Centrais ao longo de séculos. 

Os principais Lanternas Verdes unem forças novamente (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Como o Espectro Emocional ficou todo desestabilizado e descontrolado, qualquer tipo de emoção pode gerar combinações estranhas e instáveis de poderes, a partir de qualquer ser vivo no Universo DC que manifeste sentimentos fortes o suficiente para gerar um fluxo capaz de extrair energia para converter em suas Lanternas — algo que Kyle Raynar começou a chamar de Lanterna Fractal.

A primeira consequência real desse sintoma apareceu há vários meses, quando o Lorde Premier Thaaros destruiu todas as Baterias Centrais de Poder no Espectro Emocional para que pudesse acessar os mistérios da Lanterna Fonte na tentativa de conquistar o Universo DC.

As mudanças tiveram um efeito cascata por todo o universo, e ninguém sentiu mais do que o ex-noivo de Carol Ferris. Nathan Broome ainda chafurdando na tristeza depois de ser deixado no altar pela beldade, consumiu sua miséria de maneira tão intensa que ressoou junto ao descontrolado Espectro Emocional. A resposta veio na forma de uma energia canalizada na forma do Lanterna da Miséria, capaz de explorar essa amargura como um poder.

Outros Lanternas ridiculos devem aparecer

Inicialmente, o que aconteceu com Nathan parecia ter sido obra do acaso. Mas, como se vê, o Lanterna da Miséria foi apenas o primeiro sintoma de um problema mais profundo. O antigo manual do Espectro Emocional se foi, e, agora, qualquer um que sinta uma emoção intensamente pode se tornar um novo Lanterna.

Lanternas Verdes vão ter que curar o Espectro Emocional (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Há muitas emoções que não tinham uma luz associada, como alegria ou desgosto, que podem facilmente aparecer agora. E como Hal corretamente aponta, isso poderia tornar as coisas caóticas rapidamente. Sentimentos podem ser difíceis de controlar, e no cenário atual qualquer reação exagerada tem potencial para gerar um novo Lanterna incontrolável no Universo DC.

A extensão do dano de Thaaros não pode ser subestimada. Até agora, ninguém lançou um ataque tão devastador ao Espectro, nem o Espectro jamais reagiu produzindo novos Lanternas. Lidar com isso obviamente será a prioridade do Corpo dos Lanternas Verdes, que viu suas fileiras diminuir drasticamente nos últimos meses.

Leia mais:

  • Lanterna Verde acessa Força de Vontade infinita e supera limites humanos
  • Por que a série dos Lanternas Verdes terá Hal Jordan já mais velho?
  • Os 10 Lanternas Verdes mais poderosos de todos os tempos; veja lista

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.