Blue Origin, de Jeff Bezos, prepara 1º lançamento do foguete New Glenn

A Blue Origin, empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, deve lançar seu foguete New Glenn pela primeira vez em breve. Apesar de ainda não ter data definida, alertas enviados a pilotos sugerem que a missão poderia ser lançada na segunda (6), por volta das 3h no horário de Brasília, a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Foguete reutilizável da Blue Origin está ficando “parecido” com o Super Heavy 
  • Starship e New Glenn: saiba tudo sobre os novos foguetes da SpaceX e Blue Origin

A programação mencionada acima foi estimada a partir do alerta enviado pela Administração Federal de Aviação (FAA), agência reguladora de voos nos Estados Unidos, a pilotos do país. Por enquanto, a Blue Origin não anunciou uma data e horários específicos para o lançamento.

Segundo as informações da FAA, a janela de lançamento deve ir das 3h às 6h45 no horário de Brasília. Se for necessário, há novas oportunidades diárias para a missão até o dia 12 de janeiro.  


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Representação do foguete New Glenn, da Blue Origin (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

O New Glenn é um foguete que, assim como os Falcon e Starship da SpaceX, foi criado para ser reutilizável. O booster do veículo foi chamado de “So You’re Telling Me There’s a Chance”, e deve retornar para pousar na embarcação Jacklyn, que leva o nome da mãe de Bezos. O primeiro lançamento do New Glenn não vai ter nenhuma carga útil, mas sim a Blue Ring Pathfinder, uma réplica da plataforma da Blue Origin que via levar as cargas de clientes. 

O foguete leva o nome de John Glenn, astronauta do Projeto Mercury que, na década de 1960, se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Na última carta que enviou antes da sua morte, Glenn aprovou o uso do seu nome para o veículo, o primeiro foguete de classe orbital da Blue Origin. 

“Como o Glenn original, posso dizer que vejo o dia em que as pessoas vão entrar em naves espaciais da mesma forma que milhões de nós embarcam em aviões a jato”, escreveu o astronauta, acrescentando que estava “profundamente emocionado” com o fato de o New Glenn voar com seu nome.

Ele declarou também que um dos principais fatores para esse futuro se tornar realidade é a “capacidade de chegar ao espaço com mais frequência e de forma mais econômica”. E, por isso, o New Glenn foi projetado para ser reutilizado várias vezes.  

Leia também:

New Glenn: foguete da Blue Origin passa em teste antes do 1º lançamento 

Foguetes: quando foram criados e como funcionam?

Vídeo: Como tirar foto da Lua com seu celular?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.