O que é metapneumovírus humano? Casos de HMPV aumentam na China

A China enfrenta um crescente número de casos de uma infecção respiratória causada pelo metapneumovírus humano (HMPV), que afeta especialmente crianças na região norte do país. Com a disseminação do vírus com nome complicado e estranho, há muitas dúvidas sobre a doença, que já é conhecida da ciência. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como vamos identificar a próxima pandemia?
  • O que é Doença X, termo usado pela OMS para as próximas pandemias?

É preciso reforçar que o metapneumovírus humano não é um patógeno novo. Há mais de 20 anos a ciência já o estuda, mesmo que ainda não haja uma vacina específica. Inclusive, diferentes países já registraram a doença que “prefere” os meses mais frios do ano (é inverno no Hemisfério Norte) para se proliferar, como os EUA e o Canadá.

Como um vírus respiratório, o HMPV causa inicialmente sintomas parecidos com o de um resfriado ou de uma gripe comum, mas, em alguns casos, pode evoluir para quadros de bronquite ou de pneumonia


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os grupos de risco para o HMPV costumam ser as crianças, os idosos e as pessoas com outros problemas de saúde que afetam o sistema imunológico. Isso é bastante semelhante com a gripe.

O que é metapneumovírus humano?

“O metapneumovírus humano foi isolado [pela primeira vez] em pessoas com infecção respiratória aguda e sequenciado em 2001, usando uma combinação de cultura especializada e técnicas moleculares”, explica John V. Williams, professor da Universidade de Pittsburgh (EUA), em artigo para a plataforma The Conversation.

Com aumento de casos do metapneumovírus humano na China, vale entender o que sabemos sobre o HMPV (Imagem: Freepik)

Após as análises da amostra em laboratório, foi possível descobrir que o HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (VSR), que também é conhecido por causar problemas de saúde em crianças pequenas. Os sintomas mais comuns envolvem: nariz entupido, tosse, febre e falta de ar.

Além disso, a análise genética revela que “o ancestral recente mais próximo do HMPV é um vírus de aves, o metapneumovírus aviário”, conta o cientista Williams. “A análise evolutiva e genética sugere que o vírus humano divergiu do vírus de aves há várias centenas de anos. Este é um exemplo de uma zoonose, ou seja, um vírus animal que salta para os humanos. Neste caso, o HMPV se estabeleceu como um patógeno permanente de humanos”, complementa o pesquisador.

Mesmo que ainda não tenham sido desenvolvidos remédios ou vacinas específicas para o vírus, há alternativas. “Assim como acontece com muitos outros vírus respiratórios que causam resfriados, a maioria das pessoas infectadas se sairá bem com repouso e [ingestão de] líquidos”, explica Williams. A busca por atendimento médico é necessária quando o quadro está se agravando.

Vírus HMPV pode causar uma nova pandemia?

Após a descoberta do SARS-CoV-2 no final de 2019 e o surgimento da pandemia da covid-19, todo vírus que começa a se espalhar e ganha as manchetes é encarado como um possível patógeno pandêmico. Até onde se sabe, este não é o caso do metapneumovírus humano.

Em primeiro lugar, muitas pessoas já têm defesas próprias e algum nível de imunidade contra este vírus, o que não existia em relação à covid-19. Em paralelo, não existem evidências de que o patógeno sofreu mutações que o torna mais letal, mais transmissível e mais perigoso.

Leia mais:

  • Treino de hipertrofia ou treino de força? O que garante melhores resultados
  • Maior estudo global sobre felicidade quer entender o que nos deixa felizes
  • Vírus do herpes pode ser uma das causas do Alzheimer

VÍDEO: Por que o nariz ‘entope’ quando estamos gripados?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.