Mel de ora-pro-nóbis: conheça os benefícios do alimento

Você sabia que nem todas as flores são adequadas para produção de mel? As plantas melíferas são as que têm mais néctar e pólen que outras e acabam entrando na lista de queridinhas das abelhas. Uma delas é a ora-pro-nóbis (OPN).

Com a popularidade que a planta passou a ter nos últimos anos, o mel de ora-pro-nóbis também tem ganho mais adeptos. Muitos dos apicultores que já usam a planta em suas propriedades passaram a dar mais destaque a ela, uma vez que a ora-pro-nóbis floresce todo o ano, de forma abundante, contribuindo para o seu uso como base para a produção de mel.

O mel de flores é uma importante fonte de vitaminas e minerais. A OPN já possui muitas propriedades antioxidantes (que combatem o envelhecimento celular) e o mel, por si só, é também um antioxidante natural. Um estudo de 2017 também comprovou que ele possui propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Ora-pro-nóbis flores abertas
Flores são abundantes e possuem cheiro adocicado. São muito usadas para fazer mel

Segundo a nutricionista Danielle Bayma, do Rio de Janeiro, o mel em geral é rico em vitaminas e minerais, aumenta as células de defesa do corpo e também combate bactérias e fungos.

O mel, porém, é altamente calórico e deve ser consumido com parcimônia. “Uma colher de sopa por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que seja consumido no período noturno, já que ele age na mucosa da garganta, protegendo da tosse”, conta Danielle.

Mel de ora-pro-nóbis é melhor?

Não existem estudos que comparem as propriedades do mel produzido a partir da ora-pro-nóbis planta com o de outras, já que é difícil fazer o controle e garantir que o produto seja 100% feito com base em uma planta. Todo mel, portanto, tem propriedades semelhantes. As vantagens das vitaminas, proteínas e ferro da ora-pro-nóbis não parecem ser transmitidas para o mel produzido pela planta.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.