Houthis reivindicam ataque contra porta-aviões de guerra dos EUA

Os Houthis afirmaram ter realizado uma nova rodada de ataques contra forças militares dos Estados Unidos. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (6/1), o grupo iemenita reivindicou um ataque contra o porta-aviões USS Harry Truman, no Mar Vermelho.

Segundo o porta-voz da organização que controla parte do Iêmen, a embarcação militar foi atacada com dois mísseis de cruzeiro e quatro drones. A data da operação não foi divulgada.

Yahya Saree disse que a ofensiva aconteceu enquanto forças dos EUA se preparavam para atacar o território iemenita. O plano, no entanto, foi frustrado após a ação contra o USS Harry Truman.

“A operação permitiu interromper o ataque”, disse Saree.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis têm realizado uma série de ataques contra embarcações de países aliados a Israel, como forma de demonstrar apoio ao Hamas e aos palestinos.

Os mares Vermelho e Arábico são as duas principais áreas de atuação do grupo iemenita. Em julho de 2024, no entanto, os Houthis atacaram diretamente o território israelense, o que provocou uma escalada entre a organização e o governo de Benjamin Netanyahu.

A última troca de ataques entre os dois lados aconteceu no fim de dezembro, após forças israelenses atacarem alvos dos Houthis no Iêmen . O ato foi uma retaliação a uma ofensiva com mísseis e drones dos iemenitas contra o território de Israel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.