Razer anuncia notebook gamer Razer Blade 16 com GPU GeForce RTX 5090

A Razer anunciou seu novo notebook gamer Razer Blade 16, com GPU NVIDIA GeForce RTX 5090 “mobile”, durante a CES 2025. O modelo também terá equipada a CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370 e suporte para a nova tecnologia de upscaling DLSS 4 e inteligência artificial

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Todo PC com placa NVIDIA GeForce RTX é um AI PC em potencial

De acordo com a companhia, o Razer Blade 16 terá um display QHD+ OLED de 16 polegadas e taxa de atualização de 240Hz. Ele se destaca pelo design “ultraportátil” com apenas 1,5cm de espessura, um modelo novo de teclado na linha e pela presença de mais alto-falantes – permitindo uma experiência de jogo imersiva. 

O dispositivo é voltado para games, mas também ajuda com a inteligência artificial com os serviços NVIDIA NIMs – modelos de IA avançados que permitem criar assistentes, agentes e fluxos de trabalho de alto desempenho – e acesso aos recursos Copilot+ PC da Microsoft, ampliando ainda mais a produtividade. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Óbvio que trabalhar com uma GeForce RTX 5090 mobile e uma CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370 seria um grande desafio, mas o notebook Razer Blade 16 traz resfriamento por câmara de vapor com design de ventilação dupla. O resultado é um uso dos componentes refrigerados e silenciosos.

Segundo as informações apresentadas, o cooler cobre 57% da área da placa-mãe e utiliza lâminas de escape de 0,05mm – garantindo uma dissipação de calor mais eficiente. 

Diferenciais do Razer Blade 16

É válido notar que o Razer Blade 16 deseja “mudar os padrões”, elevando ainda mais o nível dos notebooks gamers. Assim como trazer componentes de alta qualidade é um bom diferencial, sua tela também mostra um grande salto em tecnologia.

A Razer afirma que o display tem um tempo de resposta de apenas 0,2 ms, algo que pode fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota em títulos competitivos (seja em FPS ou corrida). Ele também traz um perfil de cores Calman Verified (Rec.709, Adobe RGB e DCI-P3). 

A Razer quer estabelecer padrões para os futuros notebooks gamers (Imagem: Divulgação/Razer)

Já o teclado do Razer Blade 16 conta com ponto de ativação das teclas mais profundo (1,5mm) – garantindo um deslocamento de até 50% maior em comparação ao seu antecessor. Ele também exige 63g de força de ativação, trazendo uma experiência mais responsiva e confortável de digitação. Há cinco botões macro configuráveis, que podem ser personalizados através do Razer Synapse.

É importante mencionar que o Razer Blade 16 está previsto para chegar em 2025, mas não foi confirmado se ele chegará ao Brasil e qual é seu preço sugerido. 

O futuro com o Razer Blade 16

Segundo a Razer, o notebook Razer Blade 16 será o padrão para os modelos que estarão focados no cenário gamer daqui em diante. O head da divisão de notebooks e acessórios da companhia, Travis Furst, garante que este marcará uma nova era nesta categoria.

“O novo Razer Blade 16 é um divisor de águas, pois combina um design ultraportátil com desempenho de alto nível. Ele foi projetado para gamers que exigem o melhor em mobilidade e não abrem mão de potência e recursos. Representa verdadeiramente o que o futuro dos notebooks para jogos promete”. 

O notebook Razer Blade 16 é um modelo ultrafino e de alto desempenho (Imagem: Divulgação/Razer)

Já o vice-presidente de produtos de GPU para a NVIDIA, Kaustsubh Sanghani, afirma que esta parceria reforça o compromisso da companhia com os gamers e um alto desempenho. 

“Na NVIDIA, estamos comprometidos em expandir os limites do que é possível nos games e na criação. A GPU GeForce RTX 5090 para laptops, presente no Razer Blade 16 com DLSS 4 e NVIDIA NIMs, exemplifica esse compromisso, oferecendo desempenho incomparável e recursos avançados de IA que capacitarão jogadores e criadores de conteúdo a alcançarem novos patamares”. 

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • 6 games novos para jogar em janeiro de 2025
  • CPUs AMD conquistaram mais popularidade entre gamers em 2024

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.