Guarda Municipal faz reféns e mata secretário de Segurança em Osasco (SP)

Na tarde desta segunda-feira (6), um episódio trágico marcou a Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo. Um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) disparou vários tiros dentro do prédio, tirando a vida do secretário-adjunto de Segurança do município, Adilson Custódio Moreira, com um tiro na cabeça. O guarda foi preso no local.

O caso ocorreu durante uma reunião que o secretário-adjunto conduziu com os guardas municipais no prédio da prefeitura. Após o término do encontro, o agente teve um surto psicótico e iniciou uma sequência de tiros, totalizando pelo menos dez tiros, segundo informações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), com apoio da Polícia Militar, foi acionado para conduzir as negociações, pois o guarda chegou a fazer reféns durante o caso. Apesar dos esforços das autoridades, Adilson Custódio Moreira não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Relatos de testemunhas apontam que o surto do agente pode ter sido motivado pela possibilidade de sua exoneração da corporação, informação que teria sido mencionada durante a reunião. O clima de tensão tomou conta no prédio, mas o autor do crime foi contido e preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Nas redes sociais, o ex-prefeito Rogério Lins lamentou a morte de Adilson. Ressaltou que ele era guarda-civil municipal antes de ser nomeado secretário-adjunto e lutou por melhorias para a GCM.

“Lamentamos essa situação ocorrida na Prefeitura de Osasco, que culminou na morte covarde do secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira, um grande combatente, mas principalmente um amigo. Moreira, que foi guarda civil municipal antes de atuar como secretário adjunto, foi um dos que lutou por melhorias para a GCM. Vá em paz meu irmão!” — Rogério Lins, ex-prefeito

O velório está programado para a manhã desta terça-feira (7) na prefeitura. O sepultamento acontecerá às 17h no cemitério Bela Vista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.