Cerca de 30 “surubeiros do Arpoador” são identificados com ajuda de IA

Pelo menos 30 homens que participavam de uma orgia, na Pedra do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, durante o Réveillon, foram identificados pela Polícia Civil por meio de um sistema de reconhecimento facial. As imagens que flagraram a sessão de sexo grupal e viralizaram nas redes sociais ficaram conhecidas como o “surubão do Arpoador”.

A 12ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Leblon) abriu, na ultima sexta-feira (3/1), um procedimento para investigar a suruba. Os homens identificados serão  convocados para prestar esclarecimentos na delegacia. Investigadores também contaram com imagens colhidas em câmeras de segurança instaladas nas proximidades do local onde rolou o sexo a céu aberto.

Os arquivos com o registro da suruba foram enviados para o Instituto de Identificação Félix Pacheco, que utilizará tecnologia fornecida pelo Detran para identificar os homens. O sistema gera uma lista de até 100 candidatos a partir de bancos de dados civis e criminais, analisada manualmente pelos peritos.

Veja imagens do “surubão do Arpoador”:

 

Identificação

A análise, que segue protocolos internacionais, resultará em um laudo final indicando uma lista de nomes conforme o grau de similaridade, mas sem determinar autoria, que será definida pela investigação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.