Rota ciclística ligando Joinville a Guaíba (RS) pode ser criada após visita de prefeito a SC

A possibilidade da criação de uma rota ciclística ligando os municípios de Joinville, no Norte de Santa Catarina, e Guaíba, no Rio Grande do Sul, deve ser uma das pautas do encontro entre os prefeitos das duas cidades nesta quarta-feira (8). O prefeito gaúcho chega a Joinville após percorrer 700 km de bicicleta para agradecer os joinvilenses pelo apoio durante as enchentes do ano passado.

Ideia é que rota ciclística interligue a cidade catarinense a Guaíba

Rota deverá ligar Joinville a Guaíba – Foto: Freepik/Reprodução/ND

De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito Marcelo Maranata, a rota seria inspirada no circuito ciclístico da França. A intenção é que, ao longo de todo o percurso, uma estrutura seja montada para dar suporte aos atletas que decidirem percorrer o trecho.

Os detalhes sobre o prazo para que o trajeto seja instituído e como será este processo, porém, ainda não foram divulgados. O prefeito Adriano Silva se reúne com Marcelo Maranata às 15h desta quarta-feira.

Saiba mais sobre a “jornada de gratidão” do prefeito de Guaíba

O prefeito de Guaíba iniciou a jornada até Joinville na última sexta-feira (3). Intitulada “Viagem da Gratidão”, a empreitada teve início às 3h e conta com a participação de Gilnei Andreotti, ciclista com 44 anos de experiência em expedições pela América Latina, além de outros profissionais experientes em ciclismo.

O objetivo da ação é não apenas agradecer, mas também convidar oficialmente Joinville a se tornar uma cidade-irmã de Guaíba, fortalecendo os laços entre os dois municípios.

“Joinville não mediu esforços, enviando equipes, máquinas e materiais para nos ajudar em um momento tão difícil. Agora, levamos também um convite para que se torne cidade-irmã de Guaíba, reforçando nossa união e gratidão”, escreveu o prefeito em postagem.

Apoio de Joinville nas enchentes

De acordo com a Prefeitura de Guaíba, a contribuição de Joinville foi essencial para a recuperação da cidade. Uma equipe multidisciplinar composta por 18 profissionais foi enviada, acompanhada de uma frota que incluía cinco caminhões-caçamba, duas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários e outros veículos. Durante semanas, esses recursos foram empregados na limpeza de ruas e remoção de entulhos nos bairros mais afetados.

Além disso, a Prefeitura de Joinville doou materiais escolares, mesas, cadeiras e livros, ajudando na retomada das aulas em áreas impactadas. Esse gesto solidário foi fundamental para restabelecer a normalidade no município gaúcho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.