Acordo vai integrar câmeras do Smart Sampa à plataforma Córtex

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo vai assinar, na sexta-feira (10/1), um convênio com o governo federal para integrar seu sistema de câmeras de segurança com a plataforma Córtex, base de dados nacional sobre veículos roubados e furtados.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o convênio será assinado com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo. Com a integração do banco de dados, as câmeras do sistema Smart Sampa, da prefeitura, passarão a identificar carros roubados a partir da leitura da placa.

“Hoje temos 20 mil câmeras na cidade com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial. Quatro mil delas têm tecnologia para fazer leituras de placas de carros roubados. Com esse banco de dados, se um veículo roubado passar pelas nossas câmeras, elas dão um alerta para a central, que comunica as viaturas da GCM e da PM, para que o veículo seja abordado e apreendido”, afirmou Nunes durante agenda no centro da cidade, onde entregou 50 novas viaturas elétricas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O Smart Sampa é a grande vitrine do governo Nunes para a área da segurança. Durante discurso, o novo secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, afirmou que a tecnologia de reconhecimento facial ajudou a prender mais de 50 foragidos somente nos oito primeiros dias de 2025.

Captura de foragidos

A gestão municipal registrou 368 foragidos capturados e cerca de mil pessoas desaparecidas localizadas desde a implantação do sistema.

De acordo com a prefeitura, o convênio com a plataforma Córtex do governo federal não tem custo. Segundo Nunes, neste primeiro momento serão mantidas as 4 mil câmeras com a tecnologia necessária para a leitura de placas, mas esse número pode aumentar posteriormente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.