Dados de 8,5 mil pessoas vazam após fabricante de relógios sofrer ataque

Um ataque cibernético a uma fabricante de eletrônicos expôs dados pessoais de aproximadamente 8.500 pessoas. O vazamento ocorreu depois que a empresa Casio sofreu o incidente em outubro de 2024 e divulgou o acontecido nesta terca-feira (7). 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Ransomware: é melhor pagar ou não o resgate?
  • Ransomware cresce 51% na América Latina, aponta relatório de cibersegurança

Os afetados pelo vazamento são, em sua maioria, funcionários e parceiros comerciais da empresa. Porém, também foram expostos dados de clientes. 

“Confirmamos que alguns dados internos contendo informações pessoais foram roubados devido a um ataque de ransomware e que os dados foram vazados. Depois de investigar os dados vazados, confirmamos que eles contêm as informações pessoais”, disse a empresa em nota à imprensa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como foi o ataque à Casio

O ataque aconteceu em outubro de 2024 após um ataque ransomware, realizado por meio de táticas de phishing, atingir a rede da empresa e causar uma interrupção nos sistemas de TI. 

O ataque foi reivindicado pela guangue de ransomware Underground. Na ocasião, o grupo ameaçou divulgar documentos confidenciais, como arquivos financeiros, informações de projetos e dados de funcionários, se o resgate não fosse pago.

Em nota à imprensa, a japonesa informou que não foi feita nenhum tipo de negociação com os hackers e a maioria dos serviços já retornou para a operação normal. 

Quem foi afetado?

Depois da investigação, a Casio divulgou um dossiê que mostra os detalhes da violação dos dados. Confira o número de pessoas afetadas: 

  • Funcionários: 6.456 pessoas;
  • Parceiros comerciais: 1.931 pessoas;
  • Clientes: 91 pessoas.

Os dados sensíveis vazados incluíam nome, número de funcionário, detalhes familiares e endereço, além do número de identificação dos funcionários e dados de compras para parceiros comerciais e clientes. 

A Casio informou que nenhuma informação de cartão de crédito foi exposta ao ataque.

Leia mais:

  • Quais são as principais vítimas de ataques de phishing?
  • O que é phishing?
  • Como identificar se um site é uma tentativa de phishing?

VÍDEO: Previsões para 2025: o que esperar de RTX 5090, Samsung Galaxy S25 Ultra e iPhone 17!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.