Marinha estende busca por desaparecidos em queda de ponte entre TO-MA

A Marinha do Brasil informou que decidiu estender as Operações de Busca e Resgate às vítimas ainda desaparecidas após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Tocantins e Maranhão, no dia 22/12.

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada após o Consórcio Estreito Energia (CESTE) ter comunicado, na noite da última terça-feira (7/1), que poderia conter a vazão das águas da usina hidrelétrica por mais alguns dias, viabilizando janelas de mergulho.

Nesta quinta-feira (9/1) já serão realizados novos mergulhos exploratórios, mais a jusante do local varrido, ou seja, mais para o sentido onde se dirige a correnteza do rio. Até o momento, 14 corpos foram encontrados e três pessoas seguem desaparecidas. 

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Buscas são feitas em caminhonetes e caminhão

Corpos continuam desaparecidos
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Corpo de Bombeiros durante buscas após queda da ponte JK
Dnit abre sindicância sobre desabamento de ponte entre MA e TO
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Militares do DF fazem buscas em Rio Tocantins

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22 de dezembro – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira localizada sobre o rio Tocantins, na divisa entre Tocantins e Maranhão, desaba e deixa pelo menos 9 pessoas mortas

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Reavaliação

Conforme a Marinha, a situação dos mergulhos deve ser reavaliada a cada novo período. Em nota, a força informou que nessa quarta-feira (8/1) foi necessário deslocar a Base Avançada de Mergulho para uma área mais elevada em relação à sua posição original, “uma vez que o local em que aquela se encontrava corria risco de alagamento devido ao aumento da vazão das águas da usina fora das janelas de mergulho”.

Desde o rompimento da estrutura sobre o Rio Tocantins, foi iniciada uma ação de busca por desaparecidos que estavam em veículos que passavam sobre a ponte no momento do colapso.

A queda

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que faia a ligação entre os estados de Tocantins e Maranhão, desabou na tarde do dia 22 de dezembro. Vários veículos passavam pela ponte no momento da queda.

A ponte ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Ela foi inaugurada em 1960.

A estrutura fazia parte de um importante eixo rodoviário, pois é ponto de travessia das rodovias BR-226, que liga Belém a Brasília, e BR-230, rodovia Transamazônica, além da Ferrovia Norte-Sul.

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