Norovírus: conheça sintomas associados ao surto de virose no Guarujá

O governo de São Paulo confirmou, nessa quarta-feira (8/1), a presença de norovírus em amostras de fezes humanas coletadas na Baixada Santista, litoral de São Paulo. A identificação do vírus ocorre em meio a uma explosão de casos de virose na região.

Nos últimos dias, os serviços de saúde do litoral paulista foram pressionados por centenas de pessoas com sintomas como diarreia, vômitos e febre. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo classificou o cenário como um surto.

O que é o norovírus

O norovírus é um vírus bastante conhecido, transmitido através de alimentos e água contaminados, ou pelo contato com outras pessoas infectadas. A doença é extremamente contagiosa, podendo provocar quadros de diarreia e outros problemas gastrointestinais.

Depois da criação da vacina contra rotavírus, os norovírus são a causa mais comum de diarreia infecciosa no mundo.

O médico Thallys Ramalho, coordenador da Pediatria do Hospital Santa Helena, Rede D’Or, alerta que ele pode afetar pessoas de todas as faixas etárias. “Atualmente nota-se um aumento dos casos de norovirus”, afirma.

Sintomas

O norovírus tem incubação curta, ou seja, os sintomas podem aparecer poucas horas após a infecção. Eles incluem febre, calafrios, náuseas e vômitos, seguido de diarreia. Os pacientes também podem ter dor abdominal, dores musculares, cansaço e dor de cabeça.

Na maioria dos casos, o quadro é leve e se cura sozinho em cerca de três dias. Algumas pessoas, no entanto, podem ter diarreia intensa e necessitar de atendimento médico e até mesmo hidratação no hospital.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir é evitar consumir água e alimentos de origem desconhecida, higienizar muito bem as mãos, evitar grandes aglomerações e tomar banho em águas de praia ou de rios que estejam avaliadas como próprias para banho. Além disso, é importante a hidratação.

“Manter-se sempre hidratado no verão ajuda a evitar esse tipo de situação”, afirma o infectologista Igor Marinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.