3 alimentos que podem ser perigosos quando consumidos no jantar

Nas últimas semanas, a coluna Claudia Meireles informou sobre quais alimentos não devem ser consumidos no café da manhã por quem almeja emagrecer, e também listou algumas delícias que precisam ser evitadas na refeição matinal do hotel. Agora, chegou a vez de elencar três opções que não poderiam constar no prato do jantar.

Como de costume, a coluna Claudia Meireles acionou uma nutricionista para tomar nota de três alimentos que não deveriam ser consumidos no jantar. Especialista em nutrição clínica funcional, Andrezza Botelho, de São Paulo, “indica optar por pratos leves e evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão”.

“Ao contrário do que as pessoas acreditam, o jantar deve ter a melhor qualidade nutricional do dia, pois quando dormimos ativamos alguns hormônios, neurotransmissores que são dependentes de nutrientes para suas melhores eficácias”, explica. A profissional complementa: “Isso não significa muita quantidade, o que é diferente da qualidade.”

Foto colorida de mulher comendo macarrão em um garfo - Metrópoles

Confira os três alimentos:

1. Carne vermelha

Segundo a nutricionista, a carne vermelha é de difícil digestão e dispõe de maiores quantidades de proteínas e gorduras. “Causa alterações no estômago, como azia, refluxo e sensação de empachamento [estufamento]”, menciona Andrezza.

2. Alimentos ricos em cafeína

Os alimentos ricos em cafeína, a exemplo de café, chocolate, chá verde e chá preto, devem ser evitados à noite para não atrapalhar o sono. “Uma vez que a cafeína é uma substância excitatória, pode permanecer de oito a dez horas no organismo”, esclarece a nutricionista.

Foto colorida de mulher tomando café em um cenário noturno - Metrópoles
O café é um alimento que não deveria ser consumido à noite por atrapalhar o sono

3. Sorvete

Quem gosta de tomar sorvete antes de dormir, vale mudar o hábito, conforme sustenta a especialista: “Esses alimentos industrializados contêm substâncias ruins para o organismo, e as células não reconhecem como nutrientes”.

A nutricionista destaca que o sorvete traz na composição “ingredientes ruins”, como açúcar, corantes, saborizantes artificiais e gorduras trans. O alimento afeta negativamente o metabolismo desinflamado.

Conselho da nutricionista

“Prefira pratos mais leves e evite alimentos gordurosos e de difícil digestão, como carne vermelha, queijos amarelos, produtos alimentícios, industrializados e bebidas ricas em cafeína”, instruiu Andrezza.

De acordo com a especialista, esses alimentos englobam “ingredientes que demandam mais energia do organismo, que já está trabalhando com o metabolismo mais lento, pronto para repousar”. A nutricionista finaliza ao reiterar que comer essas opções impacta “negativamente” a saúde.

Foto colorida de mulher tomando sorvete em um sofá. Ela está em um cenário noturno - Metrópoles
O sorvete é um dos alimentos listados pela especialista em nutrição

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.