Petrobras registra novo recorde de patentes

 

A Petrobras registrou 178 patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2024, seu quarto recorde anual consecutivo (em 2023, foram 142; há quatro anos, 119).

As patentes depositadas em 2024 estão relacionadas a temas como biocombustíveis, desenvolvimento sustentável, exploração e produção de petróleo, gás e energia renováveis. Ao todo, a estatal calcula deter 1.300 patentes ativas, o maior número entre depositantes nacionais, incluindo empresas e universidades.

Diretamente relacionado à produção de patentes, o orçamento de pesquisa e desenvolvimento do Plano de Negócios para os próximos cinco anos é o maior até hoje. São US$ 4,2 bilhões em projetos, uma alta de 17% em relação ao plano anterior.

“O crescente investimento em PD&I, seletivo na escolha de tecnologias de alto impacto, visa a fortalecer a empresa e otimizar os ativos atuais, além da produção de óleo, gás e combustíveis do futuro e novos negócios de baixo carbono”, diz a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

Segundo ela, cerca de metade dos depósitos tem origem no Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da Petrobras. A empresa também vem trabalhando com parceiros — como startups — no desenvolvimento de tecnologia. Em cinco anos, o programa Petrobras Conexões para Inovação firmou dezenas de contratos com startups e pequenas empresas inovadoras.

Fonte: O Globo

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.