Conheça Hulk Contra o Mundo, HQ que pode inspirar novo filme da Marvel

Diversos rumores apontam que a Marvel Studios está produzindo um filme baseado em Hulk Contra o Mundo, um importante arco das HQs e que coloca o personagem contra os heróis mais poderosos da Terra. Ainda que muitos aspectos sejam diferentes nos filmes e seriados, ainda é possível adaptar aspectos desta história ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU)

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Os 31 filmes mais esperados de 2025
  • Clássico herói da Marvel tem existência excluída no Universo Ultimate

A história, que faz parte da coletânea “Marvel Essenciais” da Panini Comics no Brasil, é uma das maiores apostas para um filme solo do super-herói. Supostamente o arco será adaptado durante a Saga Mutante, série de eventos que ocorrerão posteriormente ao filme Vingadores: Guerras Secretas. Este pode ser o primeiro longa-metragem do Golias Esmeralda desde “O Incrível Hulk”, de 2008. 

Com essa promessa já seguindo entre os rumores e vazamentos há algum tempo, decidimos apresentar Hulk Contra o Mundo e como sua narrativa pode ser incorporada dentro do MCU. Ainda que seja difícil de adaptar sua trama, alguns elementos dela já circulam os filmes e séries – reforçando a preparação de terreno para este grande confronto. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como é Hulk Contra o Mundo?

Em Hulk Contra o Mundo, vemos Bruce Banner ser enviado para o espaço pelo conjunto de heróis que fazem parte do grupo “Illuminati”. Os integrantes (Homem de Ferro, Doutor Estranho, Sr. Fantástico, Raio Negro e Professor X) temem a ameaça que o personagem representa, já que sua força rivaliza até mesmo a de Thanos, então resolvem trair sua confiança para enviá-lo para vagar por toda a eternidade. 

A Panini Comics relançou “Hulk Contra o MUndo” recentemente (Imagem: Divulgação/Panini Comics)

Compre Hulk Contra o Mundo: Marvel Essenciais da Panini Comics

No entanto, a nave com o Hulk cai no planeta Sakaar – conhecido pelo seu coliseu com gladiadores e pela escravidão. No arco anterior, chamado de “Planeta Hulk”, é mostrado o herói sendo tratado como um escravo até ascender como um dos maiores gladiadores e, no fim, como um conquistador daquele mundo. Ali ele monta uma utopia, assim como consegue criar uma família, com Caiera e o filho do casal: Skaar. 

A situação saiu de seu controle quando seu império foi atacado e causou a morte de Caiera, Skaar e diversos aliados. Hulk chegou à conclusão que seria outro ato dos Illuminati, tentando conter seus avanços e uma possível retaliação, ficando com ainda mais raiva (o que alimenta a sua força sobre-humana) e jurando vingança contra o grupo.

Hulk Contra o Mundo mostra Bruce Banner voltando para a Terra e se vingando de cada um dos que acusa de terem destruído sua nova vida. Primeiro ele para na Lua, lar dos Inumanos, para atacar o Raio Negro e sua vitória serve como um alerta aos demais – que o esperam em Manhattan para se defenderem do Golias Esmeralda. 

No geral, a saga foi muito aclamada por mostrar a superioridade do Hulk em comparação aos demais heróis. Mesmo com sua raiva em seu ápice, sua experiência como gladiador o ajudou a derrotar facilmente o Homem de Ferro, os X-Men e todo o Quarteto Fantástico.

Atenção para spoilers de Hulk Contra o Mundo!

A ameaça de Hulk só é contida por duas frentes: o Sentinela, amigo pessoal do super-herói e o único que tem poder o bastante para impedir o plano do Golias Esmeralda de destruir Nova Iorque e o fato de que não foram os Illuminati que ordenaram o ataque no planeta Sakaar, mas sim o vilão Rei Vermelho. 

Por pouco o Hulk não conclui seus objetivos na Terra (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

A saga Hulk Contra o Mundo é uma das mais importantes do super-herói, pois mostra ele não apenas como um monstro de força bruta, mas também como um exímio estrategista. Além disso, ele demonstra que os demais Vingadores, X-Men ou demais grupos realmente nunca tiveram a “força necessária” para controlá-lo. 

Sua HQ foi escrita por Greg Park, conhecido por trabalhar na história de Darth Vader nos quadrinhos e na Action Comics – que tem Superman como seu protagonista. Já os desenhos são de John Romita Jr., conhecido por seu trabalho em O Espetacular Homem-Aranha, Homem de Ferro e Fabulosos X-Men. 

Os elementos de Hulk Contra o Mundo se reúnem no MCU

A natureza de Hulk Contra o Mundo já foi modificada de certo modo, ainda em Vingadores: Era de Ultron. No fim do longa-metragem, vemos Bruce Banner seguindo ao espaço por vontade própria – o que desencadeia na presença do Hulk como um gladiador do planeta Sakaar em Thor Ragnarok e no seu retorno à Terra em Vingadores: Guerra Infinita. 

Ou seja, na essência da história, não foram os Vingadores ou os Illuminati (que sequer foram formados no MCU) que enviaram o Hulk para vagar pelo espaço. Além disso, ele voltou ao planeta de forma pacífica – sem rancores ou ódio contra os Vingadores ou os demais heróis apresentados no MCU. 

Após os eventos de Vingadores: Ultimato, o super-herói teve pequenas participações dentro dos diferentes filmes e séries. Ele esteve presente na cena pós-créditos de Shang-Chi e os Dez Anéis e em alguns episódios de She-Hulk, mostrando alguns avanços que sua vida teve durante este período.

Além de sua prima ter se transformado em She-Hulk (somando mais uma “Hulk” no MCU), ele teve de voltar ao planeta Sakaar por descobrir que teve um filho durante sua estadia – trazendo Skaar também para o Universo Cinematográfico. A série mostra que não há ressentimentos entre o super-herói e o Abominável, vilão de “O Incrível Hulk” de 2008. 

Ou seja, na história temos a presença de quatro personagens derivados do Golias Esmeralda. Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, será apresentado o Hulk Vermelho – que replica sua contraparte das HQs, com o presidente Ross se tornando o anti-herói. Outro que pode dar as caras no longa-metragem é Amadeus Cho, que se torna uma versão mais jovem do Hulk nas histórias mais recentes.

 

Na soma, já temos seis personagens com o “poder” do Hulk – fora a presença do Líder, clássico vilão de Bruce Banner. Ainda que sejam apenas especulações e rumores, é inegável que tenham elementos demais do personagem que não podem ser desperdiçados. A chegada do Sentinela em Thunderbolts* ajuda a preparar ainda mais o que poderia ser visto na suposta produção. 

Enquanto a Marvel Studios não confirma o filme, algo que pode ocorrer nas próximas San Diego Comic-Con ou D23, só resta “imaginar” como seria uma história onde o Hulk perde novamente o controle e enfrenta os principais super-heróis, como em Hulk Contra o Mundo. Uma possível morte de Skaar poderia trazer o mesmo plot, assim como o descontrole de qualquer uma de suas várias cópias que estão espalhadas pela Terra. 

Até a “Saga Mutante” do MCU, teremos tempo para vermos todos estes elementos tomando forma. A participação já confirmada do ator Mark Ruffalo em Capitão América: Admirável Mundo Novo indica que veremos mais algum progresso em sua história.

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Clássico herói da Marvel tem existência excluída no Universo Ultimate
  • Guerras Secretas: saga Time Runs Out é a estrada do novos filmes dos Vingadores
  • O que foram as Guerras Secretas na Marvel e por que elas estão mais perto do MCU

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.