A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi alvo de uma operação de busca e apreensão, neste sábado (30/3), em sua residência e na sede do governo. A suspeita é de que a chefe do Executivo tenha ocultado relógios de luxo da marca Rolex de seu patrimônio. A polícia também investiga um suposto enriquecimento ilícito.
Em março, o programa jornalístico La Encerrona publicou uma reportagem sobre uma coleção de relógios que não teriam sido declarados por Boluarte.
Emissoras de televisão mostraram o momento em que a casa da presidente é invadida pelos policiais durante a madrugada. Cerca de 40 agentes participaram da ação, que teve apoio do Ministério Público.
Veja:
ATENÇÃO: Presidente do Peru é alvo de busca e apreensão em uma investigação sobre suposto enriquecimento ilícito.
Em uma ação conjunta, MP e Polícia revistaram a casa de Dina Boluarte em busca de relógios Rolex que não teriam sido declarados pela presidente. pic.twitter.com/4uJ6lcVrfI
— Eixo Político (@eixopolitico) March 30, 2024
O coronel Harveu Colchado não confirmou se foram encontrados relógios ou joias durante a operação, sob a alegação de que investigação tem caráter “reservado”.
A Presidência do Peru publicou uma nota no X (antigo Twitter) afirmando que as diligências ocorreram “normalmente e sem qualquer incidente”.