Saiba quando ocorrerá o primeiro eclipse de 2025 e como poderá ser visto no Brasil

 

Os eclipses são fenômenos astronômicos que cativam a humanidade desde os tempos antigos. Eles ocorrem quando um corpo celeste se contrapõe à luz de outro, e no caso do Sistema Solar, onde está a Terra, os eclipses vistos do nosso planeta podem ser tanto lunares quanto solares.

E será justamente um eclipse lunar total o primeiro em 2025, que deve ocorrer em março e poderá ser observado nos países da América Latina, segundo pontua a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).

Quando e onde ver o primeiro eclipse do ano

O primeiro eclipse do ano – que envolverá a Lua – será visível no dia 14 de março em diversas regiões do mundo. De acordo com a agência espacial estadunidense, ele será visível do Pacífico, das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental. E proporcionará um espetáculo único justamente na América Latina.

A fase total do eclipse lunar começará 3h25 da madrugada no horário de Brasília, como indica o “Farmers’ Almanac” (um compêndio de conhecimento sobre o clima e outros assuntos publicado nos Estados Unidos desde 1818). Será o momento em que a Terra se alinhará entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite.

A Nasa confirma também que a duração da fase total do eclipse será de aproximadamente 1 hora e 5 minutos, permitindo que os observadores desfrutem de uma mudança notável na iluminação e na cor da Lua.

Além disso, as fases penumbral e umbral serão registradas antes e depois da totalidade, com durações de 6 horas e 2 minutos e 3 horas e 38 minutos, respectivamente.

Como ver o primeiro eclipse de 2025 no Brasil?

Segundo o Centro de Astronomia da Universidade de Antofagasta, no Chile, que se dedica à pesquisa, ensino e divulgação sobre o tema, os principais momentos do eclipse lunar total ocorrem entre a noite de 13 e a madrugada de 14 de março. Durante esse período, merece destaque:

– Entrada na penumbra: acontece no Brasil às 23:57 da quinta-feira, dia 13 de março.

– Máximo do eclipse: acontece às 02h59, de sexta-feira, 14 de março no Brasil.

O que caracteriza um eclipse lunar e qual a melhor maneira de observá-lo?

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra é colocada entre a Lua e o Sol, fazendo com que o satélite passe pela sombra projetada pelo nosso planeta. Esse fenômeno só ocorre durante a Lua Cheia.

De acordo com a Agência Espacial Canadense (CSA), que gerencia o programa espacial de seu país, “os eclipses lunares podem ser visíveis em praticamente todo o hemisfério, permitindo que mais pessoas os observem por um período maior de tempo”.

A sombra da Terra é composta pela umbra, onde a luz do Sol não chega, e pela penumbra, onde ainda há alguma luz. “Dependendo de como a Lua se move, os eclipses podem ser classificados em três tipos: eclipses penumbrais, que ocorrem quando a Lua cruza a penumbra da Terra; parciais, quando o satélite da Terra passa parcialmente pela umbra; e totais, quando o globo passa completamente pela umbra”, define a CSA.

Um eclipse lunar total passa por todos os três estágios e normalmente dura entre 30 e 60 minutos. Durante um eclipse total, a Lua não fica completamente escura; a luz do Sol é refratada pela atmosfera da Terra, dando-lhe um tom avermelhado, o que dá origem ao termo “Lua de sangue”, diz a agência.

Os eclipses lunares são um dos fenômenos astronômicos mais acessíveis, pois não requerem equipamentos especiais para serem observados. No entanto, o uso de binóculos ou de um pequeno telescópio pode melhorar a experiência. Também é possível capturar fotografias do eclipse com um telefone celular sob as condições certas.

Fonte: National Geographic Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.