AMD culpa “produtos horríveis” da Intel pela falta de estoque de Ryzen 7 9800X3D

A disputa entre a AMD e Intel nunca foi tão acirrada como agora, por mais que o Time Azul ainda domine o mercado. Chegou a um ponto em que o Time Vermelho teve que afirmar que a falta de estoque do processador Ryzen 7 9800X3D, o rei dos games, acontece por conta dos “produtos horríveis” da rival.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 5 processadores mais icônicos e populares da AMD

 

Se você acompanha essa indústria há anos, sabe que a fala inusitada tem bastante peso, principalmente depois que a AMD saiu da crise na época da linha de CPUs FX e mudou para os Ryzen, levando a empresa a um outro nível.

Esse “produto horrível” mencionado por Frank Azor, executivo da AMD em entrevista ao Tom’s Hardware, é a série Arrow Lake, ou seja, os Intel Core Ultra 200 para desktop, chegaram com desempenho abaixo da geração anterior (Raptor Lake), mesmo com correções lançadas posteriormente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Sabíamos que tínhamos construído uma peça excelente. Não sabíamos que a concorrente havia criado uma peça horrível. Portanto, a demanda tem sido um pouco maior do que prevíamos”.

Por mais que, segundo o site, Azor tenha dito isso com tom de brincadeira, essa afirmação tem um peso de verdade. A Intel vive uma de suas piores crises e as CPUs Arrow Lake sofreram com isso. Apesar dos Ryzen 9000 não terem surpreendido muito o mercado, o Ryzen 7 9800X3D dominou as vendas em diferentes mercados quando saiu.

AMD está correndo atrás para atender alta demanda

E não só o novo rei dos games teve alta procura, já que seu antecessor, o Ryzen 7 7800X3D, também segue bem em vendas até hoje, segundo David MacAfee, outro executivo da AMD:

“Temos aumentado nossa capacidade de fabricação, ou a produção mensal ou trimestral de peças X3D, e isso inclui as séries 7000 e 9000X3D. É uma loucura o quanto aumentamos em relação ao que estávamos planejando. Eu diria que a demanda que vimos para o 9800X3D e o 7800X3D foi sem precedentes. Portanto, a demanda tem sido maior do que nunca”.

Dies do AMD Ryzen 7 9800X3D (Imagem: AMD/Divulgação)

McAfee explica que todo o processo de construir uma wafer com a tecnologia 3D V-Cache leva mais do que um trimestre e eles têm trabalhado duro para atender a essa demanda, levando em conta o tempo necessário para fabricar esses SKUs.

Durante a CES, a AMD anunciou ainda os novos Ryzen 9000X3D: Ryzen 9 9900X3D e o topo de linha Ryzen 9 9950X3D, que o Time Vermelho alega ser o mais rápido para games.

Veja mais do CTUP:

  • AMD FSR 4 entrega visuais consideravelmente melhores que FSR 3.1
  • GPU Radeon RX 9070 roda COD: Black Ops 6 em 4K a 99 FPS sem AMD FSR

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.