Fim da linha: smartphones com marca da Nokia não são mais vendidos oficialmente

A Nokia, marca que se notabilizou pela venda de celulares nos anos 1990 e 2000, não tem mais smartphones listados em seu site oficial. Dentro do segmento de dispositivos móveis, estão disponíveis apenas os feature phones, aqueles que têm características mais simples. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Vale a pena comprar um “celular básico” ou “feature phone”?
  • O que esperar dos próximos celulares?

Após a venda de sua divisão mobile para a Microsoft em 2013, a Nokia firmou em 2017 uma parceria com a HMD Global para a produção e comercialização de smartphones com a logomarca da empresa finlandesa. Os modelos eram, em sua maioria, opções acessíveis de entrada ou intermediários básicos. 

No entanto, a HMD começou a fazer celulares com sua própria marca no final de 2023. Seus aparelhos possuem identidade visual e características bastante semelhantes aos Nokia, e continuarão disponíveis para compra oficialmente. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No total, foram 16 smartphones Nokia descontinuados, além de três tablets.

Smartphones com a marca da Nokia não aparecem mais em site oficial (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)

Nokia mantém feature phones

Os feature phones, que relembram a época de ouro da Nokia, permanecem disponíveis para compra. Os aparelhos servem para funções mais simples, que incluem a realização de chamadas e envio de mensagens SMS, e dispensam o Android para rodar um sistema operacional desenvolvido pela própria empresa. 

Também chamados de “dumb phones”, eles ainda têm um apelo nostálgico ao trazer visual semelhante aos Nokia mais vendidos, além de contarem com o famoso jogo da cobrinha (Snake). 

Não há previsão para encerramento da venda de feature phones com a marca da Nokia. 

Para além dos dispositivos móveis, a Nokia também permanece com a sua atuação no mercado de soluções de conectividade. O segmento é explorado pela empresa desde a negociação com a Microsoft, e tem projetos curiosos, como a implementação de uma rede móvel na Lua.

Leia mais: 

  • iPhone 17 Air, iPads e novo Apple Watch SE chegam neste ano, diz informante
  • Totalmente revelada: linha Galaxy S25 ganha imagens por todos os ângulos; veja
  • Primeiro iPhone foi apresentado há 18 anos; relembre anúncio

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.