Lenovo revela notebook com tela que ‘rola’ para ficar maior; conheça

A Lenovo oficializou o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable durante a CES 2025, trazendo à vida o conceito de notebook com tela rolável que mostraram nas últimas edições do evento. Se antes era apenas uma ideia que tentavam tirar do papel, agora o produto foi finalizado e já pode entrar em produção.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Características mais importantes nos processadores Intel
  • Lenovo lança ThinkPad sem recurso tradicional da linha de notebooks

A principal proposta do novo modelo é a possibilidade de expandir a sua tela através de um mecanismo que rola. Originalmente o notebook apresenta um display OLED de 14 polegadas, mas ao apertar o botão que é dedicado à sua expansão, ele sobe na vertical para um total de 16,7 polegadas. 

Segundo a Lenovo na CES 2025, o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable permite uma experiência superior de visualização e pode ser usada de várias maneiras: auxiliar durante a edição de documentos e arquivos, permitir que os usuários visualizem uma página de forma mais completa em seu navegador, trabalhar com múltiplos programas e muito mais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A companhia deseja trazer uma opção maior aos usuários sem perder a portabilidade do seu design. Ou seja, ele fechado não trará qualquer diferença dos demais notebooks e – assim como os outros – pode ser levado em mochilas sem qualquer tipo de impedimento.

 

Através do ThinkBook Workspace os usuários podem até dividir a tela para cumprir diferentes tarefas simultaneamente. O modelo permitirá participar de reuniões ou ver vídeos enquanto trabalha, sem qualquer problema em relação à compactação do display para caber tudo. 

Segundo a Lenovo, o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable tem uma estrutura de apenas 19,9mm de espessura e pesa 1,69kg – o que não difere tanto dos modelos básicos que vemos no mercado. Já a sua tela possui uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho de até 400 nits. 

O ThinkBook Plus Gen 6 Rollable é um AI PC

A Lenovo aponta o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable como o primeiro “AI PC” com tela expandida, o que expande ainda mais as opções de seus usuários. Além das tarefas que pode realizar e do uso da tela dividida, terá acesso a recursos de inteligência artificial do Lenovo AI Now e do PC Copilot+ – da Microsoft, através do Windows 11.

Seus componentes são selecionados com isso em mente, com uso do processador Intel Core Ultra 7 258V – uma CPU de oito núcleos e com NPU que trabalha com até 47 TOPS. Sua memória RAM é de 32 GB LPDDR5X e o notebook tem suporte a até 1TB de armazenamento em SSD. 

ThinBook Plus Gen 6 Rollable na CES 2025
O notebook aberto tem 16,7 polegadas no total (Felipe Szatkowski)
ThinBook Plus Gen 6 Rollable na CES 2025
O mecanismo na lateral rola para trazer mais espaço de tela (Felipe Szatkowski)
ThinBook Plus Gen 6 Rollable na CES 2025
O novo ThinkBook da Lenovo é um PC Copilot+ (Felipe Szatkowski)

Sua GPU integrada é a Intel Arc Graphics 140V, que trabalha com oito núcleos “Xe” e frequência de 1.95 GHz. Ainda que o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable não seja feito para games ou edição de imagens/vídeos que exigem alto desempenho, isso permite um uso “decente” para essas tarefas.

Já em questão da conectividade, o novo notebook da Lenovo com tela “rolável” tem compatibilidade com o Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e portas Thunderbolt 4. Por ser um PC Copilot+, ele chegará ao mercado com o Windows 11 como sistema operacional.

Não foi divulgado o preço e a data de lançamento do ThinkBook Plus Gen 6 Rollable durante a CES 2025, mas é válido considerar que deve chegar ao mercado ainda neste ano – já que a proposta do evento é mostrar os produtos da indústria tech que estarão disponíveis nos próximos meses. 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • 6 melhores anúncios da Razer na CES 2025
  • 7 melhores anúncios das fabricantes na CES 2025
  • Os 10 melhores anúncios da ASUS ROG na CES 2025

Vídeo: O que significa “AI PC”? É só hype?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.