Ora-pro-nóbis: entenda como as folhas ricas em fibras melhoram a saúde

A ora-pro-nóbis (OPN) é considerada uma planta valiosa para a alimentação. As folhas contêm uma variedade significativa de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

As fibras solúveis, por exemplo, auxiliam na saúde intestinal, na sensação de saciedade, favorecendo a diminuição da ingestão de alimentos, e no controle da glicemia e do colesterol. Já as fibras insolúveis presentes na folha aumentam o volume das fezes e ajudam a acelerar o trânsito intestinal.

De acordo com a endocrinologista Carolina Mantelli, que atende em São Paulo, um gel é formado dentro do estômago quando consumimos a ora-pro-nóbis, preenchendo o órgão. Esta ação leva à sensação de saciedade por mais tempo. “Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirmou a médica em entrevista anterior ao Metrópoles.

4 benefícios das fibras da ora-pro-nóbis

  1. Prevenção da diabetes: as fibras da planta ajudam a controlar o nível de glicose no sangue, evitando o desenvolvimento de resistência à insulina;
  2. Controle do colesterol: o nutriente também ajudam a diminuir a absorção de gorduras, atenuando a quantidade de colesterol ruim (LDL) no sangue;
  3. Melhor funcionamento do intestino: as fibras são essenciais para uma digestão saudável, prevenindo constipação e prisão de ventre, além de prevenir problemas como hemorroidas e diverticulose;
  4. Auxilia a perda de peso: as fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos.

Como consumir ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) e pode ser incluída na alimentação de várias formas: crua, refogada ou em pó, além da opção se ser ingerida em cápsulas.

As plantas de flores rosas não devem ser consumidas cruas em grande quantidade, pois são ricas em oxalato, substância que atrapalha a absorção de minerais no intestino. A recomendação é refogar as folhas antes de comer.

“Atualmente, as Pancs estão sendo super bem-vistas e estudadas. Então, outras versões da OPN estão sendo descobertas e há subtipos da planta que necessitam de um cuidado maior antes de ir para o prato”, apontou a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.