Instagram remove filtros de câmera feitos pela comunidade; entenda mudança

O Instagram vai remover todos os filtros de câmera criados por usuários a partir desta terça-feira (14). Conforme antecipado pela rede, o suporte aos efeitos criados na plataforma Meta Spark será encerrado a partir de 14 de janeiro, deixando o app apenas com os filtros gerados pela própria Meta

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • As 12 dicas do Instagram Reels para fazer bombar os seus vídeos
  • Como ver Stories antigos no Instagram | Itens Arquivados

Em teste feito pelo Canaltech, ainda foi possível acessar os filtros na manhã de hoje, mas é provável que a exclusão ocorra de forma gradual e leve algum tempo para tirar todas as opções do ar. A seguir, confira os seguintes pontos sobre o caso:

  • O que acontece com os filtros feitos por terceiros?
  • Ainda posso usar filtros no Instagram?
  • Por que a Meta tomou essa decisão?
  • A medida afeta publicações antigas?
  • Como substituir os filtros do Instagram?

O que acontece com os filtros feitos por terceiros?

A Meta vai encerrar a plataforma Meta Spark, usada pela comunidade para criar e enviar efeitos de realidade aumentada para Instagram, Facebook e Messenger. Dessa forma, todo o acervo de filtros da ferramenta também será removido dos produtos da empresa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data”, informa a Meta em nota oficial.

O Meta Spark foi lançado em 2017 sob o nome de Camera Effects Platform e começou a atuar no Facebook. Desde então, as criações da comunidade foram um sucesso principalmente nos Stories, graças a feitos que remetiam a memes e os chamados “filtros de beleza” — ajustes que modificavam detalhes do rosto das pessoas.

Ainda posso usar filtros no Instagram?

Sim. Mesmo após remover as criações dos usuários, o Instagram ainda vai permitir usar filtros criados pela própria Meta, como o Green Screen (“Tela verde”, em tradução livre).

Caso você tenha criado um efeito pelo Meta Spark, ainda pode tentar acessar a plataforma antes do encerramento do serviço e baixá-lo em seu dispositivo.

Filtros da comunidade serão removidos do Instagram (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

Por que a Meta tomou essa decisão?

De acordo com comunicado da empresa, o fim do Meta Spark faz parte de uma reestruturação interna da Big Tech. “Essa decisão é parte de nossos esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos”, explicou a empresa em comunicado.

A medida afeta publicações antigas?

Não. Qualquer publicação salva no arquivo do Instagram com os filtros pode ser recuperada.

Como substituir os filtros do Instagram?

Alguns aplicativos de edição de imagens podem ser alternativas aos filtros de beleza do Instagram, com opções para mudar a maquiagem, afinar o rosto e remover manchas na pele em selfies. 

Com relação a outros filtros visuais e efeitos divertidos, vale reforçar que o rival TikTok ainda permite o envio de recursos criados pela comunidade — confira uma lista com opções para substituir a rede da Meta.

Leia também:

  • Como saber se fui bloqueado no Instagram | 4 dicas
  • Como aumentar o tempo de música nos Stories do Instagram
  • 8 recursos do Instagram que foram lançados em 2024

VÍDEO: FIM DOS FILTROS NO INSTAGRAM 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.