Meta responde AGU sobre mudança na checagem de fatos; entenda próximos passos

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que a Meta respondeu os questionamentos sobre o fim das checagens de fatos no Instagram, Facebook e Threads. O prazo para a resposta se encerrava em 13 de janeiro e o envio foi feito no mesmo dia à noite. Agora, as informações dada pela empresa serão analisadas pela equipe da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD) e serão discutidas em reunião nesta terça-feira (14). 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que muda no Instagram e Facebook após o fim do fact checking da Meta?
  • AGU cobra explicações após Meta encerrar programa de checagem de fatos; entenda

“Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, se pronunciará sobre os próximos passos em relação ao assunto e tornará público o teor da manifestação”, declarou a pasta em nota. 

Na discussão desta terça também estarão presentes representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e a Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Relembre o que aconteceu

Em 7 de janeiro, a Meta anunciou que encerraria o programa de checagem de fatos e que adotaria o modelo de “notas da comunidade”, recurso já existente no X (ex-Twitter). No anúncio feito pelo CEO Mark Zuckerberg, foi explicado que as mudanças seriam aplicadas inicialmente nos Estados Unidos. 

Após o pronunciamento da empresa, na última sexta-feira (10), a AGU enviou uma notificação extrajudicial à Meta que cobrava explicação da companhia sobre as decisões anunciadas. No documento, a pasta pedia que fosse esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade, entre outros detalhes sobre a decisão. 

Na notificação, a AGU deu um prazo de 72 horas para a empresa que vencia nesta segunda-feira (13). 

Leia mais:

  • Decisão de Mark Zuckerberg deixa “consumidores em risco”, diz Idec
  • O que é feed zero? Entenda esse comportamento da Geração Z no Instagram
  • IA da Meta chega ao Instagram no Brasil; veja como funciona

VÍDEO: O que deu ERRADO com o Metaverso do Facebook (Meta)?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.