Após cessar-fogo em Gaza, Trump promete “paz por meio da força”

Após Israel e Hamas alcançarem um acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza, nesta quarta-feira (15/1), o presidente eleito Donald Trump, que divulgou a informação, prometeu que os Estados Unidos, Israel e aliados “continuarão a promover a paz por meio da força” em toda a região do Oriente Médio.

O que aconteceu?

  • Após anunciar o cessar-fogo entre Israel e Hamas, Trump escreveu na rede social The Truth que o acordo entre os países é resultado de sua vitória presidencial.
  • “Conseguimos muito mesmo sem estar na Casa Branca”, afirmou Trump, na publicação.
  • Trump prometeu que este é apenas o começo de grandes coisas que estão por vir para a América e para o mundo.

Com o acordo em vigor, Donald Trump afirmou que a equipe de Segurança Nacional do governo continuará a trabalhar em “estreita colaboração com Israel e os nossos aliados”, com o objetivo de garantir que Gaza “nunca mais se torne um porto seguro para terroristas.”

“Continuaremos a promover a paz através da força em toda a região”, escreveu.

O cessar-fogo

  • Desde agosto de 2024, uma proposta de cessar-fogo entre Israel e Hamas é discutida com a mediação de Catar, Estados Unidos e Egito.
  • Ao longo dos meses, no entanto, as discussões não avançaram em meio a desentendimentos de ambos os lados sobre os termos da proposta.
  • O esboço da proposta de paz para a Faixa de Gaza foi apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em maio do último ano. Ela foi aprovada no Conselho de Segurança da ONU meses depois, como uma resolução.

O Hamas se manifestou sobre o acordo. “O movimento afirma que respondeu de forma responsável e positiva à proposta”, disse a liderança política do grupo.

Até o momento, o governo de Israel ainda não se pronunciou sobre as negociações. Os termos do acordo também não vieram a público e não se sabe quando o cessar-fogo vai começar oficialmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.