Saiba quais são as tendências-chaves para engajamento em 2025

A CleverTap acaba de publicar o relatório “The Customer Engagement Crystal Ball: Top Trends to Watch Out for in 2025” que prevê as cinco principais tendências que poderão definir o mercado de marketing e engajamento de clientes em 2025.

Confira as principais tendências de engajamento e retenção de clientes que terão impacto durante este ano:

De “push” para “pull”

Com a adoção em massa da GenAI em 2024, a comunicação passou a ser liderada pelo cliente. As indústrias testemunharam uma mudança com os consumidores utilizando consultas como a principal forma de interação com as marcas.

Em 2025, esse movimento se consolidará ainda mais, passando de interações dirigidas por cliques e toques (push) para experiências dinâmicas, baseadas em prompts conversacionais e impulsionadas pela GenAI (pull).

Apesar da redução no número de pontos de contato para os profissionais de marketing, a qualidade das interações será mais importante à medida que as empresas aprenderem a otimizá-las.

A GenAI continuará a aumentar a eficiência, permitindo que as marcas obtenham insights e feedbacks em tempo real, fazendo melhorias de forma mais efetiva.

Personalização x privacidade

A personalização é essencial para os profissionais de marketing. No entanto, para os clientes de hoje, a hiperpersonalização só funciona quando é contextual e transparente. Assim, os profissionais de marketing precisarão adotar uma abordagem que priorize a privacidade ao criar experiências significativas.

Investir em mecanismos para coleta de dados de primeira e zero partes será fundamental. Ao priorizar a transparência e proteger os dados dos usuários, as empresas poderão fortalecer a confiança e a lealdade dos clientes.

“A promessa da IA no marketing ganhará vida de verdade em 2025, passando de uma mera disruptora para uma capacitadora confiável, promovendo um engajamento autêntico e orientado pelo cliente. À medida que as marcas enfrentam esse novo paradigma, o sucesso dependerá de conexões genuínas e do equilíbrio entre personalização e privacidade enquanto se mantêm adaptáveis às demandas dos clientes.”

Anand Jain, cofundador e diretor de Produtos da CleverTap

Evolução do martech

O cenário do martech está mudando rapidamente para atender às novas demandas, mas muitas empresas ainda operam com tecnologias fragmentadas, compostas por ferramentas isoladas. Isso cria desafios, pois a falha de uma solução efetiva pode causar um efeito dominó em todo o sistema.

O conceito de “cartografia viva” surge como uma solução promissora. Essa abordagem imagina um ecossistema dinâmico e interconectado, em que as ferramentas se adaptam e evoluem em tempo real.

Para os profissionais de marketing, isso significa mais agilidade para atender às crescentes demandas dos clientes.

A ascensão dos agentes de IA

Os agentes de IA representam a próxima evolução nesse cenário e devem crescer significativamente em 2025. Eles vão além das respostas básicas, promovendo interações mais inteligentes.

As empresas investirão nesse tipo de funcionalidade para analisar sentimentos em tempo real e personalizar recomendações.

Além disso, veremos perfis de IA referentes a profissionais de marketing para atividades como suporte ao cliente e vendas. Esses chamados “copilotos” darão às companhias uma vantagem competitiva ao automatizar tarefas e otimizar fluxos de trabalho.

Retenção

A situação econômica e geopolítica atual, juntamente às mudanças nas prioridades dos clientes, tornou a aquisição de novos usuários mais cara e desafiadora.

Por isso, as empresas estão reconhecendo o valor da lealdade do consumidor, substituindo a mentalidade de “crescimento a qualquer custo” pelo foco na retenção.

Além da hiperpersonalização, as marcas continuarão a inovar nos programas de fidelidade e incentivos para atender às expectativas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.