Chá de folhas de amora: conheça bebida mais rica em cálcio que o leite

Muita gente imagina que a melhor forma de incluir cálcio na alimentação é aumentar a ingestão de leite. O alimento de origem animal é de fato uma rica fonte do nutriente, mas há também outras bebidas que podem ter concentrações até maiores da substância.

O chá de folhas de amora tem quantidade de cálcio variada de acordo com seu preparo e com a espécie de amora que foi utilizada, mas as infusões podem ter de três a 20 vezes mais cálcio do que o leite de origem animal.

A importância do cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, ele desempenha outros papéis fundamentais no organismo, ajudando na contração muscular, coagulação sanguínea e transmissão de impulsos nervosos.

A ingestão adequada de cálcio contribui para a manutenção da densidade óssea, prevenindo fraturas. Por isso, o consumo regular auxilia na prevenção da osteoporose e outras doenças ósseas.

O nutricionista Guilherme Rodrigues Miranda Lopes, da clínica Mantevida, de Brasília, afirma que o consumo do chá pode ser um coringa para aumentar a ingestão de cálcio para quem não gosta ou não pode consumir laticínios. “Além disso, a bebida é muito mais leve que o leite, dando uma sensação de mais conforto na alimentação”, diz.

Antioxidante e uso no climatério

Além do cálcio, a bebida é rica em antioxidantes, como flavonoides e compostos fenólicos. As substâncias combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e reduzindo inflamações no organismo.

Miranda Lopes explica que o chá de folhas de amora contribui também para o controle hormonal, ajudando mulheres na menopausa. “Ele possui propriedades anti-inflamatórias devido aos flavonoides e outros antioxidantes, que ajudam a diminuir os processos inflamatórios do corpo e reduzem os sintomas da menopausa”, afirma.

Durante o climatério, fase de transição para a menopausa, ocorrem oscilações hormonais que podem gerar sintomas como ondas de calor e alterações de humor. Estudos indicam que compostos presentes na folha de amora, como isoflavonas, têm efeito estrogênico leve, simulando as ações dos hormônios que estão em queda e aliviando os sintomas.

Duas garrafas com suco de amora e potes da fruta ao redor
Amora possui muitas isoflavonas, o que ajuda a controlar sintomas do climatério

Chá de amora e controle do peso

A bebida é associada ao emagrecimento devido ao seu impacto na regulação da glicose. Estudos sugerem que substâncias presentes na folha auxiliam no controle da insulina, evitando picos que podem levar ao aumento do apetite e ao acúmulo de gordura corporal.

Apesar disso, especialistas alertam que a infusão não deve ser vista como um método exclusivo para perder peso. O efeito é complementar a uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. “Nenhum alimento é milagroso, mas pode contribuir para um estilo de vida mais saudável e ajudar em um processo amplo”, explica a nutricionista Aline Maboni, que atua em Niteroi.

Ela destaca, porém, que o chá de amora pode sim ser um aliado da redução de medidas, especialmente ajudando a regular a saúde digestiva. “O chá possui um potencial calmante da saúde intestinal e alivia a rigidez matinal e o inchaço”, afirma.

Receita

A receita do chá inclui 100 gramas de folhas de amora frescas e uma xícara de água. Aqueça o líquido, adicione as folhas, e deixe ferver por três minutos. Depois, desligue o fogo, tampe e deixe descansar até amornar. Em seguida coe e consuma.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.