Novos tablets Galaxy Tab premium “acessíveis” terão chip do celular A56

O Galaxy Tab S10 FE e o S10 FE+ devem ser os próximos tablets da Samsung, e já chamam a atenção por um novo rumor sobre o chip. Segundo o site especializado Android Authority, os novos tablets da marca chegarão com o processador presente no futuro celular intermediário A56. Essa melhoria seria um grande salto de desempenho para a linha Galaxy Tab. Por outro lado, o Galaxy Tab Active 5 Pro deve ser lançado com o chip Snapdragon. Ambos podem estrear já em 2025.

  • Galaxy Unpacked 2025: tudo o que a Samsung deve lançar em janeiro
  • Qual é o melhor tablet Samsung para comprar em 2024?

Caso confirmado, o vazamento é uma grande notícia para os fãs dos tablets da marca coreana.

  • Entre no grupo de ofertas do Canaltech para acompanhar o lançamento do Galaxy Tab premium “acessível” da Samsung

Galaxy Tab S10 FE e S10 FE+ com chip avançado

Galaxy Tab S10 Ultra chegou no último ano como opção para substituir notebook (Imagem: Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech)

Conforme a publicação, os próximos Galaxy Tab devem chegar com o chipset usado no Galaxy A56: o Exynos 1580. Previsto para o primeiro semestre deste ano, o novo smartphone intermediário da Samsung pode estrear o processador próprio da marca.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com um vazamento anterior, o chip de 4 nm do Galaxy A56 vai apresentar desempenho de Snapdragon 888. Isto é, os núcleos ARM modernos podem entregar desempenho semelhante a chipsets avançados, segundo dados do Geekbench 5.

A GPU trabalha com a arquitetura RDNA3 da AMD, quatro núcleos de CPU Cortex-A720, quatro núcleos de CPU Cortex-A520 e a GPU Xclipse 540. 

Vazamento revelou desempenho surpreendente do chi Exynos 1580 (Imagem: Reprodução/Geekbench)

Esta mudança representaria um grande salto de performance no próximo Galaxy Tab premium “acessível” quando comparado à geração anterior.

Tablet Samsung com Snapdragon

Por outro lado, o Galaxy Tab Active 5 Pro pode contar com o processador Snapdragon 7s Gen 3, segundo o site. Este chip é o mesmo utilizado no Galaxy XCover 7 Pro, lançado no início de 2024. 

Os chipsets da Qualcomm são populares pelo desempenho em games, resfriamento do aparelho e baixo consumo de bateria.

Previsão de lançamento dos novos Galaxy Tab

Tendo em vista que a Samsung costuma lançar as versões FE dos seus tablets após um ano e meio do lançamento, a chegada ao mercado nacional seria apenas no próximo ano, já que a fabricante lançou o Tab S10+ e S10 Ultra para o Brasil em outubro de 2024.

Entretanto, em dezembro, o tablet premium “acessível” da marca foi certificado. Assim, podemos esperar que a Samsung apresente os tablets ainda neste ano.

Samsung Galaxy Tab S9 FE foi lançado em outubro de 2023 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Leia mais:

  • Galaxy S26 terá nova tecnologia de bateria e salto de capacidade, diz informante
  • Novo tablet premium “acessível” da Samsung ganha certificação e chega em breve
  • Toque da Samsung vai mudar; veja como ficou

VÍDEO: Por que você deve (ou não) ter um tablet?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.