Apple considera lançar anel inteligente, óculos com IA e AirPods com câmera

A Apple estaria se aventurando em desenvolver ideias para dispositivos que poderiam ser apresentados em um futuro breve, e novas informações publicadas pelo jornalista Mark Gurman do Bloomberg detalham três projetos internos da empresa: um anel inteligente para competir com o Galaxy Ring, óculos com IA para oferecer uma opção mais portátil em relação ao Vision Pro, e AirPods com câmera… porque sim.

  • MWC 2024: Samsung mostra Galaxy Ring com foco em saúde e bem-estar
  • Review Ray-Ban Meta Smart Glasses | Os óculos para criadores de conteúdo

O jornalista aponta, porém, que muitos dos projetos podem nunca sair do papel, sendo apenas ideias ventiladas pelos times internos da Apple. “A companhia não está desenvolvendo ativamente um dispositivo assim, mas há certas pessoas dentro do campus da Apple promovendo o conceito”, diz o jornalista em relação ao anel inteligente.

O projeto dos óculos inteligentes estaria em fase de “investigação tecnológica” dentro da divisão de engenharia de hardware, enquanto o exótico conceito de um AirPods com câmeras integradas ainda estaria em fase de avaliação de uso.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Com estreia da Samsung no crescente segmento de anéis inteligentes, Apple poderia se aproveitar da integração com produtos próprios (Imagem: Divulgação/Oura)

Anel inteligente da Apple

Com foco em saúde e bem-estar, um anel inteligente da Apple serviria para consumidores que buscam registro de saúde diário em um equipamento menos intrusivo, sem notificações, aplicativos e tela para distrações.

Assim como o Oura Ring 3 e o futuro Galaxy Ring da Samsung, o acessório poderia medir batimentos cardíacos, padrões de sono, frequência respiratória e obter dados de exercícios físicos em um produto muito mais compacto e leve que um relógio ou pulseira inteligente.

Além da bateria de longa duração capaz de durar vários dias, um anel inteligente tem como outro grande atrativo o preço mais barato em relação a smartwatches.

Patentes da Apple sugerem planos de desenvolvimento, mas o lançamento oficial ainda é muito incerto.

Apple também poderia entrar em nova categoria de óculos inteligente (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Óculos inteligentes com IA

Pegando outro caminho na estrada do Vision Pro, os óculos inteligentes da Apple poderiam estrear como alternativa ao Echo Frames da Amazon e o Ray-Ban Smart Glasses (review) da Meta.

O objetivo é oferecer uma assistente virtual sempre presente, câmeras integradas para capturar o dia a dia com maior conveniência e praticidade, mas sem uma tela para exibir notificações e distrair o consumidor.

A construção mais simples e os componentes internos mais baratos ajudariam a reduzir o preço final do dispositivo em comparação com o Vision Pro, que tem objetivo muito diferente de ser um “computador espacial”.

Com a popularização do segmento de óculos inteligentes — como o resultado mais recente da parceria entre a Ray-Ban e a Meta —, mais empresas podem entrar na corrida por esse segmento, e a Apple pode ser uma delas.

Avanços no AirPods podem ir além de som (Imagem: Divulgação/Apple)

AirPods com câmeras, IA e sensores de saúde

Por fim, a Apple estaria considerando amplificar os poderes do AirPods para além do som ao incorporar sensores de saúde, câmera e inteligência artificial aos fones de ouvido.

Um projeto de codinome B798 teria iniciado o desenvolvimento em 2023 com engenheiros da Apple tentando incorporar câmeras de baixa resolução em fones de ouvido do tamanho dos AirPods atuais.

Estes sensores fotográficos poderiam ser utilizados para “capturar dados que seriam processadores por inteligência artificial e auxiliar pessoas em suas rotinas diárias.”

Enquanto houveram rumores de que a segunda geração de AirPods Pro chegaria com sensores de saúde, não sabemos se o projeto ainda pode estrear como a terceira geração do fone de ouvido ou se a ideia não passa de testes internos.

De qualquer forma, ainda mais detalhes relacionados à produção interna de todos os produtos citados por Gurman devem surgir nos próximos meses (ou anos) caso a Apple tenha objetivo de comercializá-los.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
  • Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
  • MWC 2024 | Infinix mostra tecnologia de resfriamento, recarga à distância e mais
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • iOS 18 pode trazer mudanças no visual, diz jornalista
  • Qual é o melhor Apple Watch para comprar em 2024?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.