Carro anfíbio, LamborghUNO, Cyberfusca: 7 maiores gambiarras do mundo automotivo

A gíria “gambiarra” é utilizada para ilustrar algo feito de uma forma improvisada, sem muitos cuidados e, quase sempre, com um acabamento desleixado. Quando levamos o assunto para o mundo automotivo, o resultado é, no mínimo, curioso, mas, em certos casos, chega a ser até ilegal.

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Uma das 7 gambiarras mais recentes encaixa-se exatamente nesses dois contextos, pois foi, ao mesmo tempo, curiosa e ilegal. Estamos falando do carro anfíbio que foi apreendido em São Vicente pela Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal por não possuir autorização legal para circular em águas marítimas.

Construído artesanalmente por Caio Strumiello, o “carro anfíbio” fazia muito sucesso na Praia do Gonzaguinha, mas, de acordo com a Prefeitura de São Vicente, precisou ser retirado de circulação por “oferecer riscos ambientais”, como vazamento de óleo e outros detritos poluentes.


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O carro apreendido pela Capitania dos Portos, porém, não é, nem de longe, a maior gambiarra já feita por um brasileiro na adaptação de um veículo. O CT Auto listou mais seis “obras-primas” desses artistas incompreendidos a seguir. Confira e, claro, divirta-se com as histórias.

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6. “Kalicóptero”

Mário Wilson Correa Jr, empresário que trabalha com venda de condomínios, foi o responsável pela gambiarra que transformou um Ford Ka antigo em um helicóptero. Descoberto pelo pessoal do Uol Carros, ele explicou como surgiu a ideia de transformar o carro compacto em um helicóptero. Isso mesmo. O pequeno hatch foi totalmente desmontado e, utilizando partes da carroceria e do habitáculo, “virou” uma aeronave, prontamente batizada de “Kalicóptero”.

Posicionado às margens da Rodovia BR-316, em Marituba, Belém do Pará, o inusitado veículo é usado para chamar a atenção de quem passa por lá para a sua loja. A gambiarra, porém, não sai do chão, pois não possui motor que faça as pás (verdadeiras) girarem.

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5. “Cyberfusca”

Outra gambiarra que chamou a atenção no mundo automotivo foi obra da cabeça do influenciador Tiu Luquinha. Ele resolveu montar um “Cyberfusca”, uma versão moderna do icônico Fusca, personalizada para ser assemelhar ao modelo futurista da picape elétrica da Tesla, a polêmica Cybertruck.

O Cyberfusca foi construído com base em um Fusca 1973, que custou apenas R$ 1 mil ao influenciador. O chassi e o motor permanecem do Fusca, assim como diversas outras partes e peças do clássico veículo. Ele construiu a carroceria e teve de fazer ajustes mecânicos, fora o acabamento final – com uma pintura similar ao do carro antigo.

 

4. Porsche “Rabecão”

A frase “morreu com estilo” poderia muito bem ser o slogan da Carros Funerário Procópio. O motivo? A empresa com sede no Sul do país simplesmente pegou um Porsche Panamera, um dos carros mais clássicos da marca premium alemã, e transformou em um carro fúnebre, o popular “Rabecão“.

Para chegar ao resultado esperado, a Procópio precisou cortar o luxuoso sedan alemão ao meio, alongar a carroceria em 71 centímetros e moldar a cobertura em fibra de vidro. Por dentro, a decoração conta com tecido bege e luzes de LED na cor roxa. E aí: gostou do resultado?

Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)
Porsche Panamera 4S "Rabecão"
Porsche Panamera 4S “Rabecão” (Divulgação/Carros Funerários Procópio)

3. BYD com “autonomia infinita”

Vocês acharam a gambiarra do influencer que transformou um Fusca em uma Cybertruck legal? O que falar, então, sobre o que aprontou outro fenômeno das redes sociais, Marksuel Carlos? Ele resolveu colocar placas solares em cima de um BYD Yuan Plus e, assim, ter “autonomia infinita“.

Se deu certo ou não, vou deixar a decisão para você, caro canaltecher, após ler a matéria a respeito do BYD com autonomia infinita que fizemos, mas, se ele buscava engajamento, conseguiu, pois a publicação acumulou mais de 6 milhões de visualizações em suas redes sociais.

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2. Moto aquática com rodas

Vamos chegando ao fim da nossa listinha com as 7 maiores gambiarras do mundo automotivo com uma que não foi feita em cima da adaptação de um carro, mas vale o registro pela curiosidade, ou melhor, pela “cara de pau” do responsável pela façanha, flagrada pelas autoridades locais em plena Ponte Rio-Niterói.

Um vendedor, identificado pelo portal G1 como Wandemberg da Silva Ribeiro, simplesmente levou ao pé da letra o antigo comercial que dizia que a moto aquática é como a moto no mar. Ele fez modificações, colocou rodas e resolveu passear com sua “motojet” por um dos lugares mais movimentados do Rio de Janeiro. O resultado? Teve a gambiarra apreendida.

 

1. “LamborghUNO”

Deixamos a melhor de todas as gambiarras — ou, pelo menos, a mais criativa — para o final. Vocês já ouviram falar do LamborghUNO? Não? Então o CT Auto vai explicar rapidamente o que é essa mistura de Lamborghini, um dos carros esportivos mais cobiçados do mundo, com Fiat Uno, primeiro carro popular da história do Brasil.

Criado pelo mecânico e pintor Edimar Souza Goulart, de Rondonópolis (MT), o LamborghUNO é um Uno ano/modelo 2002 transformado em um clone de Lamborghini Aventador (só na aparência, e não nas demais configurações, claro). 

O projeto ousado misturou criatividade, paciência e, claro, muita paixão por carros. Utilizando materiais baratos, como isopor, ele fez uma transformação completa em seu Uno Fire.

O resultado ele exibe sempre que pode: a realização (ou quase isso) de dirigir um “superesportivo” pelas ruas — e o melhor —, sem gastar milhões para ter um Lamborghini de verdade. Segundo reportagem do Autoesporte, cerca de R$ 13 mil (incluindo o valor do carro) foram investidos para o LamborghUNO sair do papel.

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