Mais de 250 milhões de GPUs foram enviadas em 2024

A indústria de GPUs tem vivido uma retomada no crescimento nos anos recentes. Uma nova pesquisa da Jon Peddie Research mostra que 2024 fechou com 251 milhões de unidades enviadas, um crescimento de 6% ano a ano. As projeções são para mais de 300 milhões até 2026. Os dados são referentes a chips gráficos em geral, seja mobile ou para desktop.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é CPU e GPU? Qual a diferença entre elas?
  • Tudo que você precisa saber sobre placa de vídeo

 

Depois de atingir o pico em meados de 2011, ano em que foram enviados mais de 500 milhões de GPUs, esse segmento viu quedas ano após ano, com pequenas tentativas de recuperação como o que aconteceu em 2014 e entre 2018 e 2020, ano em que a pandemia chegou e fez com que o envio caísse para metade do pico de 2011.

A recuperação começou a acontecer em meados de 2023, mesmo com GPUs cada vez mais caras, seja por conta das inovações tecnológicas que custam às fabricantes, ou porque tudo ficou mais caro logo depois da pandemia, algo que todo o mundo sente até hoje.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo a Jon Peddie Research, a cada ano que passa, o envio de GPUs corresponde a cerca de 24% mais em relação aos processadores. Esse dado mostra a prioridade em upgrade de um usuário de PC desktop, especialmente para jogos, por conta da constante demanda por mais poder gráfico pelos novos games.

Em 2024, o envio e o suprimento de GPUs bateram níveis semelhantes (Imagem: Jon Peddie Research/Divulgação)

Dados sobre placas de vídeo enviadas

Enquanto as GPUs, em geral, são enviadas na casa de centenas de milhões, as placas de vídeo dedicadas ficam muito abaixo desse montante. Em 2024, mais especificamente até o terceiro trimestre, foram enviados 8,1 milhões de unidades, uma queda de 800 mil em relação ao período de 12 meses.

Ainda não temos os dados completos de envio de placas de vídeo para 2024, mas considerando que o último trimestre de um ano atrai novas compras por conta do Natal e promoções como Black Friday mundo afora (como o próprio gráfico nos mostra), é possível que o ano passado tenha chegado próximo de 9 milhões de envios.

2024 pode ter encerrado com quase 9 milhões de placas de vídeo enviadas (Imagem: Jon Peddie Research/Tom’s Hardware

Os dados da pesquisa mostram que entre 2017 e 2018, os envios de placas de vídeo atingiram o ápice desde 2014, quando a Jon Peddie Research começou a acompanhar a indústria de perto.

Veja mais do CTUP:

  • AMD Zen 4 com tudo: Ryzen 5 7400F é lançado sem alarde
  • 7 detalhes do Nintendo Switch 2 revelados no primeiro anúncio oficial
  • GeForce RTX 50: NVIDIA explica como funciona novo design Founders Edition

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.