TikTok volta a funcionar nos EUA após suspensão; entenda o caso

O TikTok voltou a funcionar nos Estados Unidos na tarde deste domingo (19), após ser suspenso devido a uma legislação que proibia o funcionamento da rede social no país caso não fosse vendida pela empresa chinesa ByteDance. A confirmação foi informada aos usuários através de uma notificação nos aplicativos para Android e iOS. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O TikTok vai ser banido dos EUA? Entenda o que está em jogo
  • Alternativas ao TikTok: veja 5 apps para experimentar no seu celular

Horas após o app ser desativado, os usuários puderam retomar o uso da plataforma e receberam uma notificação para informar que a plataforma estava de volta ao país.

“Obrigado pela sua paciência e suporte! Como resultado dos esforços do presidente Trump, o TikTok está de volta aos Estados Unidos! Você pode continuar a criar, compartilhar e descobrir todas as coisas que você ama no TikTok”, diz a notificação.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O retorno das operações também foi anunciado em um dos perfis oficiais da companhia no X (ex-Twitter). Em nota, a empresa explicou que “o TikTok está em processo de restauração do serviço“.

Contudo, de acordo com o portal The Verge, até o momento, os aplicativos ainda não retornaram para a App Store (iOS) e Play Store (Android) dos Estados Unidos.

TikTok saiu do ar nos EUA 

O bloqueio no acesso neste domingo (19) deu sequência à derrota da empresa em um embate judicial para derrubar a lei assinada em abril do ano passado, que previa o banimento do TikTok nos EUA caso a plataforma não fosse vendida.

Na legislação, a ByteDance tinha até este domingo (19) para vender a plataforma. Contudo, como o TikTok ainda pertence à companhia chinesa, o app não podia mais operar no país.

Segundo a agência de notícias NPR, a restrição começou durante a madrugada no Brasil. Na ocasião, ao acessar o aplicativo, os usuários eram recebidos com o seguinte aviso:

“Desculpe, o TikTok não está disponível agora”, informava a notificação. “Uma lei proibindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto.”

O aviso ainda ressaltava que o presidente eleito Donald Trump, que tomará posse nesta segunda-feira (20), indicou que vai trabalhar com a empresa para buscar uma solução.

Com o fim do prazo, os aplicativos do TikTok, incluindo o CapCut e o Lemon8, também foram removidos das lojas de aplicativos Play Store (Android) e App Store (iOS) nos Estados Unidos. Em outros países, as plataformas seguiram disponíveis normalmente.

A seguir, tire as seguintes dúvidas:

  • Por que o TikTok saiu do ar nos EUA?
  • O TikTok pode ser vendido?
  • O TikTok continua funcionando no Brasil?
  • Qual é a alternativa ao TikTok?

Por que o TikTok saiu do ar nos EUA?

O TikTok saiu do ar devido a uma lei promulgada nos Estados Unidos em 2024, que dava nove meses, com 90 dias prorrogáveis, para a plataforma ser vendida. Caso contrário, a rede social seria bloqueada no país.

O TikTok pode ser vendido?

Até o momento, a ByteDance não manifestou interesse na venda do TikTok. 

O TikTok continua funcionando no Brasil?

Sim. O TikTok segue funcionando normalmente no Brasil. Além disso, os apps estão disponíveis para download na App Store e Play Store.

Qual é a alternativa ao TikTok?

Com a aproximação do prazo, os americanos começaram a buscar alternativas para o TikTok. Entre eles, o RedNote, um aplicativo chinês com conteúdos em texto, foto e vídeo que ganhou popularidade nos Estados Unidos nos últimos dias.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Como fazer vídeos no TikTok | Guia Prático
  • 10 dicas para fazer o seu vídeo bombar e viralizar no TikTok
  • Como deixar o TikTok mais seguro | 7 dicas

VÍDEO: HISTÓRICO DO TIKTOK | Dicas | #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.