Dicas de como proteger a casa durante viagens longas

As férias de fim e início de ano são uma ótima oportunidade de viajar com a família e aproveitar o verão, mas o receio com a segurança da casa pode preocupar muitos por causa dos riscos de furtos e arrombamentos. Assim, para evitar que a residência seja percebida e que se torne um alvo de invasores, algumas medidas podem ser implementadas para prevenir possíveis perdas.

O coronel Luciano Moritz, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da PM, em entrevista para o Correio do Povo, reforça algumas dicas simples, mas que são eficientes.

“Antes de viajar, orientamos às pessoas que certifiquem-se de que todas as janelas e portas estejam devidamente trancadas e travadas. Também é bom evitar comentar com outras pessoas, que não sejam de confiança, sobre as viagens e quanto tempo ficará fora.”

Dicas para manter a casa segura durante viagens

Antes de fechar a mala, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. O primeiro é evitar deixar sinais de que a casa está vazia. Dessa forma, o sugerido é suspender temporariamente assinaturas de jornais e revistas para que não se acumulem na porta, mas, caso prefira, peça a um vizinho de confiança para recolher não só esses conteúdos, como também as correspondências. 

Mantenha algumas luzes da casa ligadas, seja por um timer ou até mesmo aplicativos conectados, para criar uma ilusão de movimento na residência.

Outros detalhes simples como trancar as portas e janelas, inclusive em áreas menos visíveis, são importantes de reforçar, além de não compartilhar a viagem em redes sociais em tempo real. Mesmo que simples, essas ações podem dificultar a identificação de uma casa desocupada por possíveis invasores.

Para quem mora em condomínios, embora costumem oferecer maior proteção com sistemas de segurança, como controle de entrada, informar a administração, o  síndico ou a portaria sobre a ausência e instruí-los a não permitirem visitas sem autorização prévia pode ajudar a manter a segurança da casa também.

Dispositivos como câmera de monitoramento com acesso remoto permitem que o usuário acompanhe, em tempo real, o que acontece dentro e fora de casa, diretamente pelo celular. Sensores de movimento também podem ser úteis, pois disparam alertas em caso de movimentação suspeita.

Outro recurso eficiente é o sistema de alarme residencial, que é conectado a serviços de monitoramento 24 horas. Ele é capaz de identificar tentativas de invasão e acionar a polícia ou uma equipe de segurança rapidamente. 

Estratégias adicionais

Conte com vizinhos de confiança: informe alguém próximo sobre a viagem e peça para que fique atento a movimentações estranhas;

Evite deixar objetos de valor à vista: joias, eletrônicos e documentos importantes devem ser mantidos em locais mais seguros, como, por exemplo, em cofres;

Desligue aparelhos elétricos: além de ajudar a evitar acidentes, desconectar equipamentos também ajuda a reduzir o consumo de energia  e protege contra picos de energia.

Dessa forma, adotar medidas preventivas é um passo fundamental para viajar com tranquilidade e aproveitar a viagem com a certeza de que a casa estará segura durante a ausência.

O post Dicas de como proteger a casa durante viagens longas apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.