Fiéis lotam igreja para homenagear padre Diomar em sua missa de despedida da Paróquia São Luís Gonzaga

As missas deste domingo, 19 de janeiro, na igreja Matriz foram marcadas pela despedida do pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv. Com a igreja lotada nas celebrações das 9h e das 19h, a comunidade se reuniu para homenageá-lo após seis anos à frente dos trabalhos paroquiais.

No próximo domingo, 26 de janeiro, padre Diomar assume a Paróquia São Cristóvão, em Itajaí. Já a Paróquia São Luís Gonzaga terá a chegada do padre Hélio Feuser, que inicia suas atividades em fevereiro.
Durante a missa, concelebrada pelos padres Mariano Weizenmann, Rodrigo Tascheck e Anísio Schwirkowski, padre Diomar destacou os momentos vividos ao longo dos anos em Brusque.

“Desde o início, procurei a renovação das lideranças e priorizei o trabalho com as crianças e a juventude, que são importantes hoje e no futuro”, afirmou.

Ele ressaltou que ao longo desses anos, sentiu a comunidade mais participativa e ativa, tendo a paróquia vivido momentos intensos de fé e espiritualidade. “Os momentos mais fortes, como a pandemia, o Jubileu, o dia a dia, tudo isso serve para o louvor de Deus. A despedida sempre enche o coração de tristeza, partir para o novo, deixar tudo, mesmo que saiba que é assim, deixa o coração apertado”.

Em seu discurso de despedida, o pároco expressou gratidão por todos que contribuíram com a missão da Igreja, incluindo padres, colaboradores e lideranças. “Agradeço a Deus, que todos os dias me deu a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e para a pessoa certa. Agradeço também a Maria, que acolheu a consagração do meu dia, de minha vida e de meu trabalho, a São José, que todos os dias intercedeu e me conduziu e a São Luís Gonzaga, nosso padroeiro”, disse padre Diomar, que foi aplaudido de pé pela igreja lotada ao fim de seu discurso.

Na missa das 9h, o padre recebeu uma homenagem dos coroinhas, que apresentaram um teatro sobre a trajetória de vida do pároco. “A missa das 9h sempre foi marcada por muitas crianças, não só da catequese, mas de muitos pais que trazem seus filhos ainda pequenos. É uma missa que damos grande destaque às crianças, e ao longo desses anos, fizemos um grande trabalho com os coroinhas e hoje eles fizeram questão de recordar minha vida, o tempo que eu era criança e brincava de missa em casa. Fico feliz em perceber o quanto isso desperta a alegria de estarem na Igreja e quem sabe daqui saiam as novas lideranças para nossa comunidade”.

Gratidão

O coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) da Matriz, Antônio Carlos Cerchiari Júnior, destacou o trabalho desenvolvido pelo pároco ao longo dos anos. “Ele é um amigo, alguém que faz parte da nossa família, um líder para a gente. Sentimos sua partida, mas temos uma mensagem de gratidão por tudo que fez na parte espiritual e administrativa da Matriz. Nossa paróquia avançou muito com ele na liderança”, afirmou.

Ao final da missa solene, a comunidade entregou uma lembrança em sinal de agradecimento pelo serviço prestado pelo padre. “Nada vai pagar o que ele fez por nós, mas é uma forma de demonstrar carinho e afeto, para que saia com o coração aquecido para iniciar sua missão na nova paróquia”, concluiu o coordenador.

Padre Diomar segue para Itajaí ao longo da semana, onde inicia suas atividades na nova paróquia já no próximo domingo. “Muito obrigado por todos os momentos desses seis anos, que foi inesquecível para mim e espero que para vocês também. Itajaí é aqui pertinho, logo nos encontraremos”, finalizou.

A Paróquia São Luís Gonzaga está organizando um grupo para participar da missa de posse do padre Diomar em Itajaí. O ônibus sairá da Matriz no dia 26 de janeiro, às 17h, no valor de R$ 20 por pessoa. Mais informações na secretaria paroquial ou pelo WhatsApp (47) 3351-1258.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.