SP bate recorde de temperatura e calor segue forte nesta quarta (22/1)

São Paulo — A cidade de São Paulo registrou, nessa terça-feira (21/1), a maior temperatura máxima do ano, de 34,5°C, de acordo com a Defesa Civil Estadual. A maior máxima do estado foi em Santos, no litoral paulista, que teve os termômetros marcando 38°C. Nesta quarta-feira (22/1), a capital paulista pode esperar mais um dia de altas temperaturas e pancadas isoladas de chuva, com máximas alcançando os 33ºC.

Veja as maiores temperaturas máximas registradas no estado:

  • Santos: 38,0°C
  • Valparaíso: 35,5°C
  • Iguape: 34,9°C
  • São Paulo e Rancharia: 34,5°C
  • Dracena: 34,3°C
  • Barra Bonita: 34,2°C

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o tempo permanece quente no decorrer do dia, com sol entre nuvens e índices de umidade atingindo valores próximos aos 40%. No final da tarde, a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas e rápidas com até forte intensidade, e acompanhadas de rajadas de vento.

Além disso, a cidade permanece em estado de atenção para altas temperaturas desde essa segunda-feira (20/1) às 12h05, decretado pela Defesa Civil Municipal.

Segundo a Defesa Civil Estadual, no entanto, a partir desta quarta, haverá um aumento da nebulosidade e chuvas generalizadas, o que poderá aliviar o calor no estado

Operação Altas Temperaturas

A Prefeitura de São Paulo retoma a Operação Altas Temperaturas nesta quarta, aumentando os cuidados e a rede de proteção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade durante os dias de calor intenso na cidade, das 10h às 16h.

Ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, a Operação Altas Temperaturas, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atende a população paulistana em dez tendas montadas em pontos estratégicos da cidade e acolhe qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Além de descansar, os cidadãos têm acesso à água e, se quiserem, chás, sucos gelados e frutas.

Endereço das tendas de atendimento

Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste – Itaquera (Av. Musgo de Flor x Avenida Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.