Samsung lança Galaxy S25 Ultra apostando todas as fichas em recursos de IA

A Samsung lançou oficialmente o Galaxy S25 Ultra nesta quarta-feira (22) para o mercado global com um grande evento em San Jose, nos EUA.

  • Tela do Galaxy S25 ganhará qualidade “da vida real”; entenda
  • Galaxy S25 vaza em imagens que colocam gratuidade do Galaxy AI em dúvida

O novo top de linha premium da coreana aposta todas as fichas em recursos de inteligência artificial (IA) para facilitar a vida de quem já está no ecossistema Galaxy, mas também busca convencer criadores de conteúdo a migrarem para o “lado Android da Força”.

  • 📱Entre no grupo de ofertas do Canaltech no WhatsApp para saber quanto o Galaxy S25 vai custar quando chegar ao Brasil

Há recursos de IA por toda parte na One UI 7, a nova interface que a marca aplica por cima do Android, mas os mais interessantes foram parar no app de câmera.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Quando você grava um vídeo em um lugar barulhento, dá para separar o áudio em “camadas virtuais” e aumentar ou diminuir o volume da sua voz ou do som ambiente de individualmente, por exemplo.

Now Brief pode ser acesso a partir de um widget na tela inicial da One UI 7 (Imagem: Léo Müller/Canaltech)

A IA da Samsung também consegue analisar cada frame das suas gravações para remover ruído de imagens gravadas à noite que acabaram sendo capturadas com o ISO nas alturas.

Há também uma simulação de abertura com IA para você conseguir imagens com profundidade de campo variável, entre outras novidades.

E a cereja do bolo para quem produz vídeos de forma profissional: o S25 Ultra (e os Galaxy S25 e S25 Plus também) consegue gravar vídeos em LOG, permitindo que você faça o tratamento posteriormente para conseguir os melhores resultados em exposição e cor.

Principais novidades de Inteligência Artificial

Além desses truques para o app de câmera, a integração de IA com todo o sistema operacional é um dos grandes destaques do Galaxy S25 Ultra.

“A inteligência artificial não está mais limitada a aplicativos individuais; ela trabalha em uma camada superior, facilitando a experiência do usuário”, destacou Renato Citrini, gerente de produto mobile na Samsung, ao Canaltech.

Conheça as principais novidades de IA do Galaxy S25 Ultra:

1. Now Brief

O recurso Now Brief cria um resumo personalizado do seu dia. Pela manhã, ele exibe previsões do tempo, trânsito e eventos da agenda, enquanto à noite ele oferece um balanço completo, incluindo metas de caminhada e gastos calóricos para quem também usa um Galaxy Watch ou Galaxy Ring.

2. Resumo de Vídeos

Não tem tempo para assistir a vídeos longos? A IA do S25 resume os principais pontos de qualquer vídeo, permitindo que você absorva as informações mais rápido.

3. Redução de Ruídos em Vídeos

A IA do S25 analisa os ruídos de vídeos e elimina “pontinhos” indesejados em gravações com baixa luz, mantendo apenas os detalhes relevantes.

4. Gemini Integrado

Com o Gemini, um sistema de IA avançado similar ao ChatGPT, o usuário pode interagir diretamente com a interface para encontrar restaurantes, criar listas ou executar tarefas de forma intuitiva.

A ferramenta também está integrada à OneUI 7 a ponto de permitir que o usuário dê comandos complexos ao celular, como “Adicione os dias do Lollapalooza na minha agenda”, sem precisar abrir aplicativos.

O recurso busca a agenda do evento na internet e insere tudo no app de calendário do sistema de forma autônoma. A integração entre apps também possibilita a geração de mensagens automáticas no WhatsApp, por exemplo.

Fotografia e vídeo em nível profissional

O sistema de câmeras do S25 Ultra é um dos mais robustos do mercado. O sensor principal de 200 MP é acompanhado por uma câmera ultrawide de 50 MP e duas teleobjetivas: uma de 10 MP com zoom óptico de 3x e outra de 50 MP com zoom óptico de 5x. A câmera frontal tem 12 MP e é ideal para selfies detalhadas.

Nessa geração, somente a ultrawide foi atualizada, e os demais sensores e lentes permanecem iguais ao que vimos no Galaxy S24 Ultra.

Entre as novidades que devem agradar quem produz vídeo de forma profissional, o Ultra oferece gravação de vídeo no formato LOG, muito usado por profissionais para edição de cor em pós-produção.

Novo top de linha da Samsung, Galaxy S25 Ultra teve apenas um sensor atualizado na comparação com o Galaxy S24 Ultra (Imagem: Léo Müller/Canaltech)

O aparelho também traz um filtro de rastreamento ativo que analisa imagens quadro a quadro para identificar e eliminar ruídos visuais sem comprometer detalhes reais, como estrelas em uma filmagem noturna.

Segundo a Samsung contou ao Canaltech, esse recurso roda localmente no celular, sem nunca ser processado em nuvem.

Outra inovação é o ajuste automático de áudio em vídeos, que separa até seis categorias de som, como voz, vento ou música, permitindo ao usuário personalizar os níveis de cada faixa.

“Você pode reduzir o ruído de vento sem perder o som da banda em um show. Isso torna os vídeos muito mais dinâmicos e profissionais”, explicou Citrini.

Design renovado

O Galaxy S25 Ultra apresenta um design renovado, com laterais mais retas e cantos levemente arredondados.

“Queríamos criar uma identidade uniforme para a linha S25, mas mantendo o Ultra como o destaque com sua tela maior e a S Pen integrada”, revelou o executivo brasileiro da Samsung.

O novo top de linha premium da marca agora se parece mais com o S25 comum e S25 Plus. Em temos de qualidade de construção, os novos smartphones ganharam proteção Corning Gorilla Glass Armor 2 para ter mais resistência em quedas.

Mas o que chamou atenção durante o tempo limitado que o Canaltech teve com o aparelho foi o quão leve ele parece. Houve uma redução de 15 gramas na comparação com o S24 Ultra, mas, no geral, a “pegada” ficou bem mais confortável do que esse número dá a entender. Aguarde o nosso review completo para saber mais sobre esse ponto.

“No S25 Ultra, o corpo de titânio contribui para um dispositivo mais leve. Reduzimos espessuras e otimizamos o design, buscando equilibrar peso sem comprometer a resistência, o tamanho da bateria ou a tela. Essa redução foi um grande desafio, mas conseguimos entregar um aparelho mais confortável para o uso prolongado”.

Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)
Galaxy S25 Ultra
Galaxy S25 Ultra (Léo Müller/Canaltech)

Desempenho e bateria

Equipado com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, o Galaxy S25 Ultra oferece até 40% mais eficiência em tarefas de IA e 30% mais desempenho gráfico em relação à geração anterior.

Com opções de até 1 TB de armazenamento e 12 GB de RAM, ele consegue lidar com qualquer aplicativo presente na Play Store sem nenhuma dificuldade.

Neste ano, a versão “For Galaxy” do chipset da Qualcomm traz não apenas a CPU com clock um pouco maior, mas também recursos exclusivos focados em economia de energia.

Assumindo que essas melhorias façam de fato alguma diferença no uso cotidiano, existe a possibilidade de o S25 Ultra ser mais poderoso e, ainda assim, gastar menos bateria que outros modelos com Snapdragon 8 Elite. A confirmação disso, contudo, fica para nosso review.

A bateria de 5.000 mAh do Galaxy S25 Ultra garante um dia inteiro de uso, segundo a Samsung, com suporte a carregamento rápido de 45W e carregamento reverso.

Nesse ponto vale ressaltar que a Samsung escolheu não migrar para as baterias de silício-carbono, com maior densidade de energia, que vem sendo adotadas pelas marcas chinesas.

Samsung resolveu manter as baterias de lítio no Galaxy S25 Ultra em vez de seguir a tendência das células de carbono-silício nesta geração (Imagem: Léo Müller/Canaltech)

Em contrapartida, a marca citou que vem focando em sustentabilidade nesse componente: metade do cobalto usado na bateria é reciclado, assim como diversos elementos externos da própria carcaça.

O celular ainda conta com conectividade Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e suporte às redes 5G. Além disso, ele possui certificação IP68, garantindo resistência à água e poeira.

Preços e disponibilidade

O Galaxy S25 Ultra estará disponível no Brasil em 4 opções de cor no varejo:

  • Titânio Azul;
  • Titânio Preto;
  • Titânio Prata;
  • Titânio Cinza.

Há também uma versão com acabamento em “jet black” que será exclusiva da loja online oficial da Samsung.

Todos os modelos terão 12 GB de RAM com opções de armazenamento de 256 GB, 512 GB e 1 TB.

A Samsung ainda não revelou quando o aparelho chega ao Brasil, mas, considerando as campanhas de lançamento que a marca vem fazendo, podemos imaginar que o celular chegue às lojas nacionais no fim de fevereiro. Os preços, contudo, ainda são um mistério.

Especificações técnicas do Galaxy S25 Ultra

  • Tela:

    • Dynamic AMOLED 2X de 6,9 polegadas (QHD+);
    • Taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz;
    • Vision Booster e Adaptive Color Tone;
  • Dimensões e Peso:

    • 162,8 x 77,6 x 8,2 mm;
    • 218 g;
  • Câmeras:

    • 200 MP (Wide, f/1.7, OIS, FOV 85°);
    • 50 MP (Ultra-wide, f/1.9, FOV 120°);
    • 50 MP (Telefoto, zoom óptico de 5x, f/3.4, OIS, FOV 22°);
    • 10 MP (Telefoto, zoom óptico de 3x, f/2.4, OIS, FOV 36°);
    • 12 MP (Frontal, f/2.2, FOV 80°);
    • Gravação em formato LOG e HDR10+ com redução de ruído de imagem;
  • Desempenho:

    • Processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy;
    • GPU com suporte a Ray Tracing;
  • Memória e Armazenamento:

    • 12 GB de RAM;
    • Opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB, 1 TB;
  • Bateria:

    • 5.000 mAh;
    • Carregamento rápido de 45W (65% em cerca de 30 minutos);
    • Fast Wireless Charging 2.0 e Wireless PowerShare;
  • Sistema Operacional:

    • Android 15 com One UI 7;
  • Conectividade:

    • 5G, LTE;
    • Wi-Fi 7;
    • Bluetooth 5.4;
  • Resistência:

    • Certificação IP68 (até 1,5 m de profundidade por 30 minutos);
  • Materiais:

    • Corpo em titânio;
    • Vidro Corning Gorilla Glass Armor;
    • Componentes externos com materiais reciclados;
  • IA e Recursos Avançados:

    • Now Brief e Now Bar com resumos e integrações automáticas;
    • Integração do Gemini (IA avançada);
    • Resumo de vídeos do YouTube e comandos naturais entre aplicativos;
    • Redução de ruídos em áudio e imagem em tempo real;
  • Cores no Brasil:

    • Titânio Azul;
    • Titânio Preto;
    • Titânio Prata;
    • Titânio Cinza;
    • Preto Jet (exclusivo no Samsung.com).

Leia mais

  • Galaxy S25: chegou o último dia para resgatar os R$ 200 de desconto; saiba como
  • Galaxy S25 Slim: o que esperar do celular mais fino da Samsung
  • Galaxy Unpacked 2025: tudo o que a Samsung deve lançar em janeiro

* O jornalista viajou à San Jose, nos EUA, a convite da Samsung.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.