Frente fria? Chuvas prometem amenizar o calorão no fim de semana

O calorão tem feito estragos nos últimos dias e gerado mal-estar, especialmente nos estados do Sudeste. No entanto, a previsão do tempo indica que os termômetros vão baixar um pouco até o fim de semana. A trégua será causada pelo avanço de uma frente fria sobre o oceano e pela formação de chuvas fortes e tempestades

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como o calor extremo pode afetar o corpo humano e até matar
  • Ar-condicionado faz mal para a saúde?

Entre quinta (23) e sexta-feira (24), a combinação de calor elevado e alta umidade transportada do oceano vai favorecer a formação de nuvens carregadas. Então, as chances de chuva aumentam em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo. Com isso, o fenômeno conhecido como calor adiabático perde espaço. 

Para além do Sudeste, as precipitações devem ocorrer na maior parte do Brasil, mesmo que sejam apenas pancadas. Isso baixa temporariamente as temperaturas. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde o calorão segue firme.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Chuvas por todo o Brasil

Devido à virada no tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diferentes alertas de risco para tempestades e chuvas intensas, que abrangem a maior parte do território brasileiro. 

Inmet alerta para potencial risco causada por chuvas e tempestades nos próximos dias, o que deve amenizar o forte calor no país (Imagem: Inmet)

No total, serão afetados pelas precipitações 21 estados e o Distrito Federal. Estas regiões estão sob alerta amarelo de potencial perigo. Inicialmente, o alerta vai até amanhã (23), mas deve pode ser prolongado. 

E a onda de calor?

No momento, há apenas um alerta amarelo para onda de calor, limitado ao estado do Rio Grande do Sul. Na região, as temperaturas estão 5 ºC acima da média para esta época do ano e não há nenhuma previsão de chuva para os próximos dias.

Queda das temperaturas no Sudeste

Para entender como as chuvas (mesmo que sejam pancadas breves) vão reduzir levemente temperaturas nos próximos dias, vale olhar para a previsão do tempo nas capitais do Sudeste, divulgada pelo Inmet: 

  • Em São Paulo (SP), a máxima é de 31 °C nesta quarta-feira (22). Na sexta (24), a temperatura máxima cai para 28 °C durante a tarde. No domingo (26), sobe novamente para 27 °C. A previsão é de dia nublado, com pancadas de chuva;  
  • No Rio de Janeiro (RJ), a máxima vai de 37 °C, nesta quarta, para 35 °C na sexta. No domingo, volta a subir para 38 °C, com poucas nuvens no céu; 
  • Em Vitória (ES), a máxima vai de 35 °C para 32 °C. No domingo, sobe bastante e pode chegar a 36 °C, com o céu limpo;
  • Em Belo Horizonte (Minas Gerais), a máxima vai de 33 °C para 32 °C. No domingo, chega a 31 °C, com nuvens e possibilidade de chuva.

Mesmo com o alívio que a chuva vai proporcionar temporariamente, o calorão está longe de ir embora, o que coincide com o esperado para os meses de verão. Inclusive, nestes estados, não há influência de nenhuma onda de calor no momento.

Leia mais:

  • Ter um cachorro muda a vida para melhor, mas há um porém
  • Alternativa natural ao Ozempic existe, de acordo com novo estudo
  • Bolinhas misteriosas em praias da Austrália contêm coliformes fecais

VÍDEO: Como o calor extremo impacta o seu celular?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.