Professor lança livro sobre sergipano que foi à Guerra Mundial nesta quarta-feira, 22

 

“UM TÉCNICO EM ARMAMENTO DE AVIÕES NO ESPAÇO SANGRENTO DA ITÁLIA – O SERGIPANO ERONIDES JOÃO DA CRUZ” é o novo livro de José Lima Santana, articulista do Correio de Sergipe, a ser lançado, nesta quarta-feira, 22, na Clínica San Giovanni, Praça Tobias Barreto, 155, às 19 horas, local onde sempre se reúnem os membros do GRUSEF – Grupo Sergipano de Estudos da FEB, que idealizou o livro, tomado pelo autor ao seu encargo.

Eronides João da Cruz, tenente reformado da FAB, nasceu no povoado Barra dos Coqueiros, que pertencia a Aracaju, em julho de 1922 e faleceu em fevereiro de 2022, tendo sido entrevistado pelo autor em agosto de 2021, na cidade de Curitiba, onde o excombatente residia.

Voluntário para combater os nazistas no front italiano, ele afirmava: “Quando me voluntariei, pensei: se eu morrer só vou perder a vida; mas, se não morrer, ganharei muita experiência”.

O livro é dividido em quatro partes: Os Homens e a Guerra; O Brasil do Estado Novo; O Brasil na Guerra; O Cabo Padrão da FAB, além do epílogo. Ainda na guerra, Eronides foi promovido a cabo, em janeiro de 1945, e o Brigadeiro Rui Moreira Lima, em livro sobre a participação da FAB na guerra, o denominou de o “Cabo Padrão da FAB” e de “Um Cabra da Peste”, pela sua valorosa colaboração para o bom êxito das missões dos nossos combatentes do ar.

Em setembro do ano passado, José Lima lançou o livro no Museu do Expedicionário, em Curitiba, espaço onde o tenente Eronides gozava de grande apreço, sendo um dos seus maiores incentivadores. O livro contém mais de 250 páginas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.