Preparativos para conversa entre Putin e Trump continuam, diz Rússia

Até o momento, ainda não existem acordos para uma conversa entre Vladimir Putin e Donald Trump, mas os preparativos continuam. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22/1) pelo vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov.

Em entrevista à rede estatal Tass, Ryabkov sinalizou que Moscou espera uma posição “mais clara” da nova administração dos Estados Unidos para que o assunto avance.

Guerra na Ucrânia

  • Antes de assumir a Casa Branca, Donald Trump prometeu acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia em tempo recorde.
  • Sob sua administração, o novo presidente norte-americano já sinalizou que o apoio dos EUA à Ucrânia pode ser afetado.
  • No entanto, até o momento, as possíveis discussões de paz não saíram do campo das falas e declarações em redes sociais.

“Não há acordo para estabelecer contato por enquanto”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia. “Os preparativos internos continuam. Quando provavelmente ouvirmos algo mais claro e concreto de Washington, então, começaremos a coordenar cronogramas e questões técnicas”.

Horas após o governo da Rússia se pronunciar sobre um possível contato entre os dois líderes, Trump ameaçou aplicar sanções econômicas contra o país governado por Putin, caso a paz na Ucrânia não seja negociada rapidamente. 

“Se não fizermos um ‘acordo’, e, logo, não terei outra escolha a não ser colocar altos níveis de impostos, tarifas e sanções em qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e vários outros países participantes. Vamos acabar com essa guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente! Podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil – e o jeito fácil é sempre melhor. É hora de ‘FAZER UM ACORDO’. NÃO HAVERÁ MAIS PERDAS DE VIDAS!!!”. escreveu o presidente dos EUA na rede social Truth.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.