Após troca de farpas com Pontes, Flávio Bolsonaro critica ex-aliados

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a “falta de consideração” de antigos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que teriam surgido da “costela” do ex-chefe do Executivo. As declarações são mais uma escalada nos ataques contra o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP) por manter candidatura à presidência do Senado Federal.

O que aconteceu:

  • O senador Marcos Pontes (PL-SP) lançou candidatura à presidência do Senado, mesmo sem o apoio do PL;
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que Pontes não tem chances de vencer e que a candidatura dele atrapalha a articulação política do partido;
  • Em outubro, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, declarou apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado;
  • Flávio Bolsonaro criticou a decisão de Marcos Pontes em manter a candidatura ao Senado Federal.

O senador Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações da gestão de Jair Bolsonaro, lançou candidatura à presidência do Senado, mesmo sem o apoio do próprio partido.

Em um texto publicado na rede social X, Flávio Bolsonaro reforçou que lideranças que nasceram do movimento bolsonarista têm ignorado as orientações de Jair Bolsonaro e tomado decisões “com a falta de consideração”.

“Quando vejo lideranças surgidas de sua própria costela não seguirem sua orientação (o que é diferente de não obedecer), baseada em experiência e conhecimento adquirido por décadas, ou o colocarem como carta fora do baralho, fico estarrecido com a falta de consideração e até a ignorância de como funciona o jogo do poder no Brasil. Só enxergam a árvore ao invés de olharem para a floresta!”, escreveu o senador filho do ex-presidente.

Eleições

Flávio Bolsonaro relembrou o avanço do pai nas redes sociais nos últimos anos e finalizou com a esperança de que Jair Bolsonaro consiga reverter a inelegibilidade e possa concorrer às eleições presidenciais de 2026.

“Deus dará uma segunda chance a Bolsonaro para governar o Brasil! E todos os que abominam o que está acontecendo no país hoje farão parte desse time de reconciliação com a democracia e a prosperidade!”, concluiu Flávio Bolsonaro.

Na segunda-feira (20/1), em entrevista à rádio AuriVerde Brasil, Bolsonaro disse que Marcos Pontes não tinha chance de vencer a eleição para presidência do Senado e que a candidatura do ex-ministro atrapalha a articulação política do partido dentro da Casa Legislativa.

“Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você, tá? Boa sorte a você, mas eu lamento você estar nessa situação porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto. Se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor do que muitas outras por aí, nós vamos ficar sem comissões”, enfatizou o ex-presidente.

Já na terça-feira (21/1), Marcos Pontes publicou um vídeo nas redes sociais, sem citar Bolsonaro, em que reforçou a candidatura à presidência do Senado Federal.

“Pensamento do dia! A arrogância pode fechar portas, mas a humildade sempre abrirá as janelas da sabedoria para novos horizontes. Pense, viva e aprenda! Grande abraço espacial”, escreveu o senador astronauta.

A eleição para presidência do Senado Federal está prevista para 1º de fevereiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.