Lula Assina Concessão da BR-381 e Promete Pedágio Barato

Brasília – Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quarta-feira (22) a concessão da BR-381/MG, marcando uma nova era para a estrada conhecida como “rodovia da morte”. O contrato prevê investimentos de R$ 10 bilhões ao longo de dez anos, abrangendo 303,4 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

“A BR-381 deixa de ser a rodovia da morte e se transforma na ‘rodovia da vida’. Hoje, iniciamos sua reconstrução com foco em segurança, eficiência e menor custo para o usuário”, afirmou Lula.

Cerca de 4 milhões de mineiros serão beneficiados diretamente, enquanto 25 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia. O projeto prevê tarifas de pedágio mais baratas, sem repasse de custos de outorga.


Investimentos e obras prioritárias

O contrato com a concessionária Nova 381 inclui intervenções estruturais ao longo de 30 anos. Entre as principais obras estão:

  • Duplicação de 106 km de pista;
  • Construção de 83 km de faixas adicionais;
  • Correção de 51 pontos críticos;
  • Instalação de 20 passarelas para pedestres;
  • Criação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

As melhorias começam com um Plano de 100 dias, que inclui:

  • Reparos no pavimento;
  • Limpeza e manutenção das pistas;
  • Recuperação de pontes e viadutos;
  • Reforço na iluminação.

O pedágio será implementado somente um ano após o início das obras, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.


Novo modelo de concessão

Diferente de gestões anteriores, a concessão não exige pagamento de outorga, o que reduz o custo final para o usuário. “Estamos garantindo que o foco seja o benefício ao povo, e não o lucro de concessionárias. O pedágio será mais barato”, destacou Lula.

Renan Filho também comparou o desempenho do atual governo com o anterior. “Já realizamos nove leilões, totalizando R$ 67,3 bilhões em investimentos. O governo anterior fez apenas seis em quatro anos”, afirmou.


Impacto econômico em Minas Gerais

A concessão deve gerar cerca de 84 mil empregos, entre diretos e indiretos, fortalecendo a economia de 21 cidades cortadas pela BR-381. Renan Filho destacou o impacto positivo na infraestrutura mineira, lembrando os R$ 20 bilhões investidos em quatro rodovias do estado apenas em 2024.


A nova era da BR-381

Após três tentativas frustradas, a concessão da BR-381 foi possível graças à reestruturação do projeto pelo Ministério dos Transportes. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos, a mudança representa a vitória da gestão pública eficiente.

“Essa estrada, antes conhecida como ‘rodovia da morte’, agora é a Rodovia da Virtude, do Sucesso e da Vida. Um marco para Minas Gerais e o Brasil”, disse Barcelos.


Entenda o caso: concessão da BR-381/MG

  • Nova administração: Trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
  • Investimento: R$ 10 bilhões em dez anos.
  • Obras principais: Duplicação, faixas adicionais e correção de pontos críticos.
  • Impacto social: Mais segurança, empregos e economia fortalecida.
  • Pedágio acessível: Sem custos de outorga, tarifas reduzidas.

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