1ª lei de Trump: Congresso autoriza deportação de acusados por crimes

O recém-iniciado governo de Donald Trump nos Estados Unidos fez valer a maioria republicana nas duas casas do Congresso do país e aprovou, na noite desta quarta-feira (22/1), uma lei que simboliza a prioridade da nova administração: a autorização para a deportação de imigrantes ilegais que tenham cometido crimes.

A lei Laken Riley, que deverá ser a primeira a ser sancionada por Trump após aprovação pelos parlamentares, ganhou esse nome em homenagem a uma estudante morta em 2024 na Geórgia por um imigrante ilegal saído da Venezuela. Esse caso foi muito usado por Trump em sua campanha vitoriosa à presidência dos EUA.

O que a lei vai mudar é que os imigrantes ilegais poderão ser deportados ainda durante o processo judicial, sem necessariamente terem que ser julgados e condenados.

Para serem atingidos pela nova lei, os imigrantes ilegais terão de ser acusados por crimes como homicídio, latrocínio, lesão corporal, roubo e furto.

A lei, que passou pelo Senado dos EUA na segunda-feira (20/1) foi aprovada nesta quarta, na Câmara, por 263 votos a 156.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.