Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Tom e Villa Sinfônico” no Festival Rio Bossa Nossa no dia 25 de janeiro

No Dia Nacional da Bossa Nova, comemorado no dia 25 de janeiro, criado em homenagem ao aniversário de Tom Jobim, a Orquestra Petrobras Sinfônica presta tributo ao gênero musical e ao icônico compositor brasileiro com o concerto Tom e Villa Sinfônico. A apresentação acontece em um dos berços do estilo musical, a Praia de Ipanema, às 19h45, sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, com arranjos do produtor Mario Adnet, que também se apresenta na voz e violão, e participação do pianista Marcos Nimrichter. 

Foto: Daniel Ebendinger
Foto: Daniel Ebendinger

Este concerto faz parte do Festival Rio Bossa Nossa, evento gratuito e aberto ao público, que acontece entre 24 e 26 de janeiro, celebrando o verão com muita música, esporte, atividades ao ar livre, acessibilidade e ação social.

“Celebrar os mestres Villa-Lobos e Tom Jobim no Rio Bossa Nossa, em plena praia de Ipanema, é conectar a alma e a essência da música brasileira à paisagem que a inspirou. Fazer isso com a Petrobras Sinfônica e Mario Adnet, justamente no aniversário do mestre Jobim, será emocionante”, revela o maestro Felipe Prazeres.

O repertório inclui canções que marcaram gerações, como A Menina das Nuvens e Saudades da Selva Brasileira, de Heitor Villa-Lobos. Além disso, é claro que as composições de Tom Jobim serão muito bem representadas, com obras solo, como O Homem e Wave, e suas parcerias com Vinicius de Moraes, como Modinha e Se Todos Fossem Iguais a Você.

“Tom Jobim é considerado o maior expoente de todos os tempos da MPB e homenagear essa figura, no dia do seu aniversário, em Ipanema, um dos locais mais importantes para a história da música brasileira, é um misto de honra e muita felicidade”, conta Mario Adnet.

SERVIÇO

Local: Praia de Ipanema – Posto 10
Data: 25 de janeiro, sábado
Horário: 19h45
Entrada: Gratuita

PROGRAMA

Felipe Prazeres, regente

Mario Adnet, voz, violão e arranjos

Marcos Nimrichter, piano

HEITOR VILLA-LOBOS
A menina das nuvens

TOM JOBIM
CHICO BUARQUE
Imagina

HEITOR VILLA-LOBOS
Saudades da selva brasileira

TOM JOBIM
O homem

HEITOR VILLA-LOBOS
Improviso nº7

TOM JOBIM
VINICIUS DE MORAES
Modinha

HEITOR VILLA-LOBOS
MANUEL BANDEIRA
Modinha

TOM JOBIM
Quebra pedra

HEITOR VILLA-LOBOS
Ondulando

TOM JOBIM
VINICIUS DE MORAES
Derradeira primavera

HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 5
II. Dança (Martelo)

TOM JOBIM
VINICIUS DE MORAES
Se todos fossem iguais a você

HEITOR VILLA-LOBOS
FERREIRA GULLAR
Bachianas brasileiras nº 2
IV. O trenzinho do caipira

TOM JOBIM
Wave

Sobre o Festival Rio Bossa Nossa

O Festival Rio Bossa Nossa é gratuito e pretende trazer  toda a leveza e poesia que marcaram o movimento musical nascido há mais de 70 anos. O evento vai ser apresentado pela Garota de Ipanema Helô Pinheiro e tem a curadoria artística da lenda do samba Pretinho da Serrinha, que também realizará uma ação social com Oficinas de Percussão para crianças de várias comunidades.

Além da Orquestra Petrobras Sinfônica, o festival traz outros shows noturnos de artistas como Roberto Menescal, DJ Marcelinho da Lua, Em Tom Maior e Hamilton de Holanda. Além disso, esse evento também oferece uma programação diurna repleta de atividades como vôlei, beach tennis, yoga, futevôlei, ginástica e outros, ideais para quem quer aproveitar o verão de maneira saudável e divertida. Com um formato inclusivo e democrático, o Rio Bossa Nossa é pensado para todas as idades, criando um espaço de lazer para corpo, mente e alma.

O compromisso com a sustentabilidade é outro ponto alto do evento, que adota práticas como a gestão eficiente de resíduos, compensação de carbono, distribuição de água potável gratuita e o uso de copos reutilizáveis. A acessibilidade também é uma prioridade: a estrutura do festival contará com rampas de acesso, plataformas elevatórias para garantir que todos possam assistir aos shows e banheiros adaptados. Além disso, haverá tradução em libras durante as apresentações, reforçando que o festival será uma experiência verdadeiramente inclusiva.

Para ver o calendário completo, acesse as redes oficiais do evento

Sobre Mario Adnet

Mario Adnet compositor, arranjador, violonista e produtor carioca, tem se revezado entre entre sua produção pessoal e um mergulho profundo nas obras de autores-chave da música nacional como Villa-Lobos, Tom Jobim, Moacir Santos, Dorival Caymmi, Baden Powell e Luiz Eça. Adnet é vencedor de oito Prêmios da Música Brasileira, Ganhou duas vezes o Grammy Latino, em 2021, como produtor do single Talvez de Caetano Veloso, na categoria Gravação do Ano, e em 2004, com Paulo Jobim, por Jobim Sinfônico, também indicado ao Grammy Americano em 2005 na categoria Crossover. Mario Adnet recebeu ainda 6 indicações ao Grammy Latino: Jobim Jazz ao Vivo (na categoria de melhor album de jazz latino em 2016), Dorival Caymmi Centenário, com Dori Caymmi (nas categorias de produtores do ano e melhor disco de MPB em 2015), Um Olhar Sobre Villa-Lobos (nas categorias de melhor album de música clássica e produtor, em 2013) e Choros & Alegria – Moacir Santos, com Zé Nogueira (na categoria de melhor álbum instrumental em 2006.   

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:

Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de Gestão:

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. 

Sobre a Petrobras:

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

O post Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Tom e Villa Sinfônico” no Festival Rio Bossa Nossa no dia 25 de janeiro apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.