Oxigênio escuro pode explicar origem da vida e possível vida extraterrestre

Nos últimos meses, a descoberta de minerais elétricos que produzem um novo tipo de oxigênio no fundo do mar, o oxigênio escuro, tem levantado acalorados debates na comunidade científica (e algum ceticismo). A equipe principal da pesquisa aposta que os achados podem revelar segredos de como a forma surgiu na Terra e como poderá surgir a vida extraterrestre

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é oxigênio escuro, encontrado no fundo do mar?
  • Misterioso barulho no fundo do oceano intriga a ciência há 60 anos

“Nossa descoberta do oxigênio escuro foi uma mudança de paradigma em nossa compreensão do fundo do mar e potencialmente da vida na Terra, mas levantou mais perguntas do que respostas”, explica Andrew Sweetman, pesquisador e professor da Scottish Association for Marine Science (SAMS), em nota.

Para compreender melhor estes fenômenos até então impensáveis, novas expedições serão organizadas, a partir do segundo semestre, para a zona hadal dos oceanos, localizada numa faixa de 6 km a 11 km de profundidade. A ideia é encontrar outros pontos em que há a produção do oxigênio escuro no planeta. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por enquanto, o único ponto conhecido de produção deste tipo de oxigênio está entre o Havaí e o México, a uma profundidade de 5 km, como o grupo detalhou em estudo publicado na revista Nature Geoscience

Oxigênio escuro e vida extraterrestre

Antes da descoberta das fontes de oxigênio escuro, o consenso era de que apenas as plantas ou outros organismos próximos produziam oxigênio, através do processo da fotossíntese. Este mecanismo dependia exclusivamente da luz solar para funcionar. 

Escondido no fundo do mar, o oxigênio escuro pode remodelar o que sabemos sobre a origem da vida (Imagem: Jim Beaudoin/Unsplash)

A partir do pressuposto de que o oxigênio (a base da vida na Terra como a conhecemos) pode ser gerado em locais escuros e por “rochas elétricas”, há novas possíveis explicações para a origem da vida no nosso planeta e fora daqui. Inclusive, alguns organismos (ainda desconhecidos) podem viver neste tipo de habitat. Em outras palavras, novas formas de vida (e a vida extraterrestre) podem estar surgindo por este mesmo mecanismo ou já surgiram.  

“De fato, já estamos conversando com especialistas da NASA que acreditam que o oxigênio escuro pode remodelar nossa compreensão de como a vida pode ser sustentada em outros planetas, sem luz solar direta”, conta Sweetman.

No entanto, é importante destacar que o tema, ainda mais sobre a vida alienígena, é totalmente especulativo e não existem provas de que o oxigênio escuro possa ser produzido em outros planetas do Sistema Solar.

Leia mais:

  • Hiena-malhada é encontrada no Egito pela primeira vez em 5.000 anos
  • Autor de Game of Thrones, George R. R. Martin publica artigo científico
  • Iceberg 2X maior que cidade de São Paulo pode colidir com ilha e ameaça animais

VÍDEO: Curiosidades sobre a Área 51

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.