Falha em sistema torna carros da Subaru vulneráveis a hackers; entenda

Uma falha grave foi descoberta nos carros da Subaru. Por mais que a montadora japonesa ande um pouco esquecida no mercado brasileiro, em outros países a operação é maior e com diversos modelos no portfólio, como nos Estados Unidos. Por isso, o problema de segurança gera uma grande preocupação para os proprietários de modelos da marca.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Jipinho elétrico é surpresa da GM em festa do centenário da marca no Brasil
  • Falha de segurança “abre portas” de carros da Kia para hackers

De acordo com o site Wired, a falha foi descoberta no fim de 2024. Especialista em segurança, Sam Curry comprou um modelo da marca para sua mãe há cerca de um ano. Só que havia uma condição para a compra: a mãe teria que deixá-lo hackear o carro em algum momento, para analisar possíveis falhas de segurança.

Em novembro, Curry aproveitou o feriado do Dia de Ação de Graças para analisar o carro, um Subaru Impreza 2023. E não foi difícil encontrar uma vulnerabilidade em um dos sistemas de conectividade. A falha permitia que um hacker pudesse destravar, buzinar e até ligar o carro por meio de um celular ou computador.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Também era possível rastrear a localização do veículo em tempo real, e também de modo retroativo. Dessa forma, era possível acessar todos os locais que o carro já havia passado desde que foi comprado, e de maneira extremamente detalhada e precisa, o que é preocupante.

Subaru Impreza foi o modelo que causou a descoberta da falha (Imagem: Divulgação/Subaru)

Falha de segurança nos carros da Subaru

Preocupado com a vulnerabilidade encontrada nos carros da Subaru, Curry e seu amigo Shah, que o ajudou no trabalho de encontrar falhas no carro, decidiram informar à marca sobre a descoberta no fim de novembro. A empresa agiu rapidamente e eliminou as falhas, mas o problema pode ter afetado milhares de carros nos Estados Unidos, Canadá e Japão.

Basicamente, qualquer veículo da montadora que utilizasse o sistema Starlink de conectividade da Subaru, estava vulnerável ao problema de segurança. No entanto, a marca garante que eliminou a falha e que nenhuma informação de cliente foi acessada sem autorização.

Outros carros da marca, como o Subaru Forester, também estariam vulneráveis a hackers (Imagem: Divulgação/Subaru)

Armazenamento da localização

Ao Wired, um porta-voz da Subaru disse que os dados de localização são necessários para que eles sejam compartilhados com socorristas em caso de acidentes. Entretanto, isso não justifica a empresa manter o histórico de todas as localizações frequentadas pelo veículo em um ano.

E, como a Subaru faz esse monitoramento, é necessário que alguns funcionários tenham acesso aos dados de localização. Para proteger os clientes, a marca disse que seus colaboradores precisam assinar diversos termos de confidencialidade. O problema é que, caso o veículo fosse hackeado, seria possível utilizar os dados para roubos ou perseguições.

Felizmente, parece que o problema foi solucionado pela marca japonesa. Entretanto, diversas outras montadoras sofreram com falhas semelhantes. É o caso de Kia, Hyundai, Honda e Toyota. Portanto, é importante que as fabricantes criem sistemas mais robustos e seguros, para evitar que as informações de seus clientes possam cair nas mãos de criminosos.

Leia também:

  • IPVA 2025: ferramenta online ajuda a calcular valor do imposto
  • Onix é o carro que menos desvalorizou no Brasil em 2024; veja o top 10
  • CRV Digital: o que é e como baixar o registro do veículo

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.