7 dicas para aproveitar ao máximo cursos online

O processo de estudar online requer dedicação, atenção e rotina, feitos que podem ser difíceis de atingir se não houver disciplina e um bom ambiente de aprendizagem. Por isso, o Canaltech separou 7 dicas para auxiliar no processo de estudo com cursos online. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 6 apps para te ajudar a estudar para concursos
  • Volta às aulas | Quais são os melhores notebooks para estudar em 2024

7 dicas para aproveitar cursos online

A seguir, confira as seguintes dicas:

  1. Estabeleça um ambiente adequado
  2. Utilize técnicas de estudos
  3. Use ferramentas de planejamento
  4. Desative as notificações do celular durante o estudo
  5. Use as redes sociais a seu favor
  6. Tenha anotações armazenadas na nuvem
  7. Faça pesquisas em plataformas especializadas

1. Estabeleça um ambiente adequado 

Para conseguir ser produtivo e ter sucesso nos estudos online, é preciso que o ambiente em que as aulas serão assistidas seja organizado e tenha à disposição todos os materiais necessários para acompanhar as aulas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Assim, separe uma mesa e uma cadeira confortável e organize todos os materiais que serão usados para assistir os conteúdos, como notebook, tablet ou até mesmo o celular. Junto, reúna materiais de anotação, como caderno, caneta, lápis e afins.

É importante que o ambiente seja silencioso e calmo para que não haja nenhum tipo de interferência durante as aulas. Caso não seja possível, opte por usar um fone que reduza o impacto de sons exteriores.  

2. Utilize técnicas de estudos

Para conseguir fixar o conteúdo, pode ser preciso aplicar algumas técnicas de estudo que auxiliarão nesse processo. Algumas já conhecidas são:

  • Pomodoro: técnica que estabelece ciclos de 25 minutos para estudar ininterruptamente e depois acrescenta um descanso de 15 minutos;
  • Mapas mentais: método de estudo mais visual, em que são feitos desenhos ou esquemas em um mapa em branco com as principais ideias do conteúdo;
  • Estudo intercalado: se baseia em uma organização intercalada de matérias para cada dia da semana;
  • Autoexplicação: método oral em que o aluno, depois de estudar o conteúdo, o explica em voz alta, como se estivesse o ensinando a alguém. 

3. Use ferramentas de planejamento

Para além dos materiais básicos usados para estudar, o auxílio de outros recursos que estimulam a organização e aplicação de metodologias são importantes. Aplicativos como Trello, Notion ou Microsoft To Do ajudam no cronograma de estudos e também podem servir como lembretes de exercícios e aulas a serem feitos. 

Outras ferramentas offline também podem ajudar como planners diários, semanais ou mensais e agendas.

4. Desative as notificações do celular durante o estudo

Se você utiliza o celular durante os estudos, opte por desativar as notificações dos aplicativos e deixá-lo longe de seu alcance, se possível. Assim você evita a distração das notificações e consegue se concentrar melhor enquanto fixa o conteúdo.

5. Use as redes sociais a seu favor

O uso de recursos das redes sociais pode ser benéfico para os estudos quando é feito de forma controlada. Dentro das timelines, existem conteúdos que podem ser usados como um reforço para a fixação de conteúdos, como vídeos explicativos de termos, conceitos e resolução de problemas, por exemplo. 

Para isso, reúna os perfis que você gosta e, quando surgir alguma dúvida, você poderá consultar alguma publicação. 

6. Tenha anotações armazenadas na nuvem

Para além das anotações no caderno, tenha conteúdos arquivados na nuvem. Assim, será possível localizar notas e explicações mais facilmente, além de proporcionar mais formas de organização em pastas, planilhas, entre outros.

Essa alternativa também ajuda na hora de estudar em bibliotecas, cafeterias e afins, pois evita o peso na mochila.

7. Faça pesquisas em plataformas especializadas

No decorrer de cursos online, principalmente para universitários, pós-graduandos, entre outros, é preciso relembrar e se aprofundar sobre determinados assuntos. Por isso, faça uso de plataformas especializadas que fornecem acesso a artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, como o Google Acadêmico e Scielo, por exemplo. 

Leia mais:

  • 16 prompts do ChatGPT para estudar matemática
  • 12 apps para ajudar você na hora de estudar
  • Cientistas revelam as formas mais eficientes de estudar para uma prova

VÍDEO: Tablet ou notebook: qual é o melhor para estudar?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.