Vídeo. Deportados dos EUA subiram em asa de avião para pedir ajuda

De Brasília e Belo Horizonte – Carlos Vinícius de Jesus, um dos brasileiros deportados dos Estados Unidos que chegaram ao Brasil algemados e acorrentados, nessa sexta-feira (24/1), denuncia abusos de policiais americanos durante o voo dos EUA ao Brasil e, em especial, no período que a aeronave ficou parada no Aeroporto Internacional de Manaus (AM). Ele disse que precisou subir na asa da aeronave com outros deportados para pedir ajuda.

“A hélice não estava funcionando, o ar-condicionado não ligava, tiveram que abrir as portas, tinha criança passando mal, tinha senhoras de idade. Eu tive que subir em cima da hélice para pedir ajuda”, relata Carlos. Os brasileiros foram levados ao aeroporto pela Polícia Federal.

Entenda o caso:

    • Os brasileiros deportados pelo governo de Joe Biden e que estavam no primeiro voo da era Trump chegaram algemados a Manaus e foram soltos por policiais federais brasileiros, por ordem do governo federal.
    • O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ordenou que a PF retirasse as algemas assim que eles chegassem ao Brasil.
    • A aeronave pousaria na noite dessa sexta (24/1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), mas o avião precisou pousar em Manaus para abastecer. Na capital amazonense, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo seguinte.
    • Por ordem do presidente Lula, a FAB fez o transportes dos deportados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), ao Aeroporto de Confins.
    • Dos 158 passageiros de várias nacionalidades, 88 eram brasileiros, segundo relatos de fontes do Itamaraty ao Metrópoles.
    • Para o Ministério da Justiça, houve “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.

Um vídeo mostra o momento que Carlos de Jesus e outros deportados sobem em cima da asa do avião para pedir ajuda. Em seguida, agentes aparecem falando que os deportados deveriam voltar aos EUA.

“Vocês já estão errados e estão querendo reclamar? Volta para lá, meu amigo”, diz um agente.

Parada no Panamá
O avião com os deportados saiu dos Estados Unidos e parou por algumas horas no Panamá. Em seguida, foi até Manaus. Os brasileiros fizeram um protesto porque estavam trancados, a temperatura estava muito alta e queriam sair da aeronave. O destino final era Belo Horizonte.

Neste ano já houve outro voo que pousou no Brasil com pessoas deportadas dos Estados Unidos. Isso aconteceu no último dia 10, ainda na gestão de Biden. Havia 100 pessoas a bordo. Os voos de deportados dos EUA chegam ao Brasil com alguma regularidade deste o governo de Michel Temer (MDB).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.